terça-feira, novembro 19, 2024
27.7 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Disputas nas subseções viram tira-teima entre candidatos ao comando da OAB-ES

A eleição da nova diretoria da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) é repleta de peculiaridades. Assim como as eleições gerais, quando são escolhidos prefeitos e vereadores, por exemplo, a disputa na Ordem também passa pela escolha do comando de 17 das 18 subseções existentes em municípios da Grande Vitória e do interior do Estado. No pleito deste ano, 32 chapas se inscreveram para participar das disputas regionais, que devem servir como uma espécie de tira-teima entre as três chapas que disputam o comando do Conselho Seccional este ano.

Em algumas subseções, os três postulantes à presidência da Ordem – o candidato à reeleição, Homero Junger Mafra; a procuradora Santuzza da Costa Pereira e o advogado militante José Carlos Rizk Filho – lançaram candidatos próprios. Em Vila Velha, o atual presidente da subseção, Ricardo Ferreira Pinto Holzmeister (chapa Oitava Subseção em Ação), apoiado por Homero, vai concorrer às chapas Palavra Dada, encabeçada pela advogada Carla da Matta Machado Pedreira, ligada a Santuzza, e Uma Nova Ordem, de Marcos Valério Baptista de Souza, que conta com o apoio de Rizk.

No município de Serra, a disputa na subseção terá um confronto entre o atual presidente, Eduardo Sérgio Bastos Pandolpho (chapa A Ordem no Rumo Certo), apoiado por Santuzza, contra o atual vice, Ítalo Scaramussa Luz (chapa Ordem para Todos), de Homero. Já o grupo de Rizk lançou o nome de Charles Boneli Gonçalves, que está na chapa Uma Nova Ordem – que é o mesmo da “candidatura principal”, isto é, da chapa que disputa o Conselho Seccional.

Nas outras 15 subseções, nem todos os três candidatos ao comando da OAB-ES conseguiram apresentar chapas regionais. Existem casos ainda de locais em que uma ou mais chapas, mesmo aqueles que foram candidaturas únicas – que ocorreu em cinco subseções – definiram apoio a algum candidato na disputa principal. A reportagem levantou que, ao menos, nove candidatos nas subseções são apoiados por Homero, enquanto Santuzza e Rick aparecem empatados com cinco nomes nos pleitos regionais. Outras seis chapas se declararam independentes ou não se pode identificar qual é o seu posicionamento na disputa principal.

Em Alegre, a chapa da situação (Ética e Confiança), apoiada por Homero e encabeçada por Luiz Felipe Mantovaneli Ferreira, que é o atual secretário-geral na subseção, vai enfrentar a chapa Muda OAB – Por uma Ordem Transparente, ligada a Santuzza, que tem como candidato a presidente Cássio Leandro Frauches de Souza. Em Aracruz, foram inscritas três chapas: Uma Nova Ordem, de Leandro Cássio Mantovani de Freitas, ligada a Rizk; Aracruz Unida, do atual vice-presidente Helber Antônio Vescovi, apoiada por Homero; e Ordem dos Advogados para os Advogados, de André Carlesso, cujo apoio não está bem definido.

Na subseção de Barra de São Francisco, o atual vice-presidente Evaldo Silva de Oliveira (chapa Ordem para Todos), ligado a Santuzza; vai enfrentar o candidato de Homero, Raony Fonseca Scheffer Pereira (chapa Por uma Ordem Ativa e Independente). Em Cachoeiro de Itapemirim, uma das principais subseções do Estado, o atual presidente Robson Louzada Teixeira é candidato à reeleição. Ele que compõe a chapa Integração vai enfrentar a chapa Muda OAB Cachoeiro, encabeçada por Carlos Sapavini, batizada como o mesmo nome da chapa de Santuzza.

Em Cariacica, outra subseção importante no contexto eleitoral da Ordem, a disputa será entre Homero e Rizk. O presidente da OAB-ES apoia o atual presidente da subseção, Aloísio Lira (chapa Advocacia e Cidadania), enquanto Rizk aposta no nome da advogada Michelle Guasti de Jesus (chapa Uma Nova Ordem). Em Castelo, o atual vice-presidente da subseção, Francisco Caliman, encabeça a chapa Integração e Progresso, apoiada por Homero. Ele enfrenta a chapa União, Renovação e Avanço, liderada pelo advogado Carlos Henrique Soares Petter.

Já a disputa em Colatina terá uma peculiaridade, que passa pelas articulações feitas pelo atual presidente da subseção, Martiniano Lintz Júnior. Ele apoiava Santuzza, mas acabou sendo preterido pela procuradora na formação da chapa, fato que o levou a declarar apoio a Rizk. Na subseção colatinense, a chapa União pela Ordem pode ser considerada como independente, porém, o candidato a presidente Dionísio Balarine Neto é ligado a Homero, mas a tendência que o grupo de Martiniano migre apoio a Rizk.

Em outras duas subseções com candidaturas únicas, as chapas são ligadas a Homero. Em Guaçuí com o advogado Luiz Bernard Sardenberg Moulin (chapa Força e União da Advocacia), ligado à família do desembargador aposentado Alemer Moulin, além de Guarapari com a candidatura à reeleição de Jedson Marchesi Maioli (chapa Somos Todos OAB). Em Ibiraçu, a chapa Unidos pela Advocacia é liderada por Gracelia Maria Conte, atual tesoureira na subseção, cuja gestão assumiu uma postura de independência da seccional. No entanto, fontes de bastidores não consideram a região como oposição a Homero.

Na subseção de Itapemirim, foram apresentadas duas chapas: OAB 10 #TeRepresento, liderada por Lavínia Aparecida Leal Silveira, e Junto Somos Mais Fortes, de Érika Helena Lesqueves Galante, essa última apoiada por Santuzza. Em Iúna, subseção que tem histórico de insatisfação com a gestão central, também foram postas duas chapas: União da Classe por uma Subseção Forte, de André Miranda Viçosa, atual vice-presidente; e União e Ação – Por uma Nova Ordem, de Ater Rodrigues Florindo, de Rizk.

Em Linhares, a chapa OAB+, liderada por Rodrigo Dadalto, vai enfrentar a chapa de situação, batizada de Fase 2 da Nova Ordem, de Oswaldo Ambrózio Júnior, que é opositor de Homero. Apesar disso, não existe uma definição sobre o apoio dos integrantes da chapa. Em Nova Venécia, a candidatura única é do advogado José Carlos Said (chapa União e Integração), apontada como mais próximo de Santuzza. Já em São Mateus, a única chapa inscrita é liderada pelo advogado Patrick de Oliveira Malverdi, que contaria com o apoio do atual gestão da OAB-ES.

Mais Lidas