De acordo com o Edital nº 41, publicado no Diário da Justiça, os candidatos sub judice Fernando Pupo Mendes e Rodrigo Caldas tiveram notas 7 e 6,85, respectivamente. Eles disputam as vagas de provimento (novos tabeliães) e ainda podem recorrer desse resultado. O prazo para interposição dos recursos vai das 9 horas do próximo sábado (19) às 18 horas de segunda-feira (21), por meio do site do concurso. A banca do concurso, presidida pelo desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, também analisa os eventuais recursos dos demais candidatos da seleção.
O concurso público para ingresso em cartórios foi lançado em julho de 2013, após intervenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A seleção previa inicialmente a distribuição de até 171 vagas. Deste total, 114 serão de provimento e 57 de remoção (troca entre os atuais donos de cartórios). Foram inscritas 4.513 pessoas para participar do certame, mas somente 2.786 candidatos tiveram o registro concluído – o que representa uma proporção superior a 24 candidatos por vaga.
Atualmente, 197 candidatos seguem na disputa, sendo 185 para provimento e 12 para remoção, assegurando uma relação próxima de duas vagas para cada três pretendentes ao ingresso na função e de quatro vagas para tabelião que visa a troca de serventia.