Alexandre Nogueira Alves, procurador do Estado, concorria na lista tríplice
Como já sinalizavam os bastidores políticos, o presidente Lula confirmou, nessa quinta-feira (14), a advogada carioca Cláudia Franco Corrêa como a nova desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A nomeação deixa de fora o capixaba Alexandre Nogueira Alves, procurador do Estado, que concorria na lista tríplice.
O nome de Cláudia já vinha sendo apontado há meses como a preferência do presidente, por reunir em seu favor o apoio de lideranças da esquerda e do próprio Judiciário, além de integrar o grupo Perrogativas, formado por advogados críticos à Operação Lava-Jato.
A nova desembargadora vai ocupar a cadeira deixada por Paulo Cesar Morais Espírito Santo, que se aposentou. O terceiro advogado da lista era Bruno Pinheiro Barata, também do Rio de Janeiro.
Os advogados submetidos à escolha de Lula foram definidos em sessão do Plenário do TRF2 realizada em agosto deste ano. Cláudia Franco Corrêa recebeu 23 votos; Bruno Pinheiro Barata, 20; e o procurador do Estado, 19. Outro capixaba que concorria à vaga, Luiz Henrique Alochio, foi o último a ser votado e não avançou na disputa. Os demais candidatos eram Sheila Mayra Lustoza e Rafael Alves.
Nas redes sociais, Alexandre ressaltou que encerra, assim, “um ciclo marcante” e “com profundo agradecimento”. Ele afirma que “participar da seleção para o cargo de desembargador federal no TRF2 foi uma experiência marcante, repleta de aprendizados, crescimento e apoio de pessoas especiais”, e acrescenta: “sigo em frente com a certeza de que cada momento vivido valeu a pena”.
A disputa registrou ao todo 16 candidatos e a lista sêxtupla foi votada pelo Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em maio deste ano. O TRF-2 tem jurisdição nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.