O Ministério Público Estadual (MPES) instaurou, no último dia 12 de junho, inquérito civil para apurar as condições de segurança e os licenciamentos dos shoppings centers Praia da Costa, da Terra, Boulevard e Vila Velha. O documenta cita uma denúncia de possível utilização irregular de estruturas metálicas na cobertura da área dos cinemas do Shopping Vila Velha.
O Shopping Vila Velha é um empreendimento controverso. A ausência de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para a construção do empreendimento chegou a gerar um procedimento pelo MPES para apurar possíveis irregularidades no licenciamento. Os empresários, no entanto, disseram que as obras foram iniciadas sob a vigência do antigo Plano Diretor Municipal (PDM), que não exigia EIV.
Ano passado, os empresários assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ciom o MPES, a Prefeitura de Vila Velha e a Associação de Moradores do Bairro Divino Espírito Santo para cumprir uma lista de obrigações para reduzir os impactos em mobilidade e meio ambiente na cidade. O acordo estabelece que o centro comercial cumpra um total de 19 obrigações.
Pelo menos duas obrigações foram cumpridas: a construção de uma ponte sobre o Canal da Costa na Rua Belém, que oferece acesso mais cômodo de veículos ao shopping, e a construção da sede da associação de moradores de Divino Espírito Santo.
Outra determinação do TAC é o custeio pelo shopping de um estudo de viabilidade de linhas de micro-ônibus para ligar o empreendimento a outras áreas da cidade, e de R$ 295 mil, para realização de um plano de reestruturação viária para Vila Velha.
Constam na lista de obrigações a manutenção de até cinco praças públicas no bairro e nos vizinhos, nos cinco anos seguintes à inauguração; implantar creche para atender às mães que trabalhem no empreendimento; asfaltamento das vias no entorno do shopping pelos próximos cinco anos; construir um sistema de lançamento das águas do shopping em ramal exclusivo, ligado diretamente ao Canal da Costa.
O complexo de cinemas do Shopping Vila Velha, a cargo da rede Cinemark, foi inaugurado no início do ano, mas fechado no final de março. O shopping alega que o barulho das obras de construção do hipermercado, que também vai funcionar nas dependências do centro comercial, podem incomodar os espectadores.
Em novembro do ano passado, um incêndio atingiu o Shopping da Terra, no Centro de Vila Velha. A Avenida Jerônimo Monteiro chegou a ser bloqueada pelo Corpo de Bombeiros. Não houve feridos.