A Ouvidoria de Mulheres é um canal especializado da Ouvidoria Nacional do Ministério Público
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) lançou, nesta quarta-feira (22), a Ouvidoria das Mulheres, um canal específico para atender denúncias de violência doméstica e demais crimes cometidos contra as mulheres. Trata-se, segundo o MPES, de um canal especializado da Ouvidoria Nacional do Ministério Público (ONMP) e será coordenado pela procuradora de justiça Karla Dias Sandoval Mattos Silva.
As denúncias podem ser feitas, inclusive de forma anônima, pelo telefone 127, pelos e-mails [email protected] e [email protected], pelo site e pelo aplicativo MPES Cidadão, além das Promotorias de Justiça das cidades capixabas e da sede do MPES, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória. Para Karla, a ouvidoria contribuirá com “ações de prevenção e erradicação de crimes contra a mulher”.
Ela destacou que a violência contra a mulher acontece em todas as classes sociais. Como exemplo, destacou as mulheres cujas famílias tiveram condição de investir nos estudos de suas filhas, como no caso da médica Milena Gottardi, assassinada em setembro de 2017 a mando do marido e do sogro. A governadora falou também da “violência política de gênero”, que, segundo ela, se expressa no “silenciamento histórico” e na ausência das mulheres nos espaços de poder e decisão.

Mulheres realizam atos contra o feminicídio em quatro cidades capixabas
