domingo, novembro 17, 2024
21.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Novos servidores vão receber incentivos financeiros após aposentadoria

Mais 14 servidores do Poder Judiciário do Espírito Santo, que aderiram à primeira etapa do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), tiveram seus atos de aposentadoria publicados pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM). Outros 20 atos já haviam sido publicados no mês passado. A partir de agora, os ex-servidores começarão a receber o incentivo financeiro previsto no programa criado para auxiliar no “ajuste fiscal” do Tribunal de Justiça do Estado (TJES).

De acordo com a secretária de Gestão de Pessoas do TJES, Cintia Varejão Ribeiro de Freitas, a administração tem 30 dias para iniciar o pagamento, na menor quantidade de parcelas mensais, sucessivas e limitadas a R$ 20 mil. A base de cálculo será feita pelo tempo de serviço efetivamente prestado ao Poder Judiciário, que será somado ao tempo de serviço restante, em anos e fração, entre a idade do servidor no último dia estabelecido para adesão ao PAI e o prazo para aposentadoria compulsória.

Já a segunda etapa do PAI teve a adesão de 72 servidores do Judiciário, deste total, 17 estão afastados no aguardo do ato de aposentadoria. Outros 15 tiveram o pedido de adesão indeferido e dois foram intimados, mas não solicitaram o afastamento. Os outros pedidos de adesão seguem sob análise. Nesta nova fase, puderam participar os servidores com tempo de serviço prestado a outros órgãos da administração pública estadual.

O programa faz parte das iniciativas do Poder Judiciário estadual para conter a folha de pagamento de servidores e magistrados e, dessa forma, equilibrar os gastos com pessoal, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pois desde o ano de 2015 o Tribunal de Justiça ultrapassou o limite máximo previsto para despesas com pessoal.

No mês de fevereiro, o TJES conseguiu ficar retornar às margens legais (5,98%, sendo que o limite máximo é de 6% da Receita Corrente Líquida), porém, o índice de gastos que vale para efeitos da LRF é o registrado no fim do quadrimestre.

Mais Lidas