No documento, o autor da representação alega que as irmãs do prefeito interino não teriam habilitação para os exercícios dos cargos, “estando lá apenas na condição de apadrinhados de sangue da autoridade nomeadora”. Além de Luciana, a secretária de Educação (Luciane) também é irmã de Doutor Thiago. Para Deleon, a atitude faria jorrar dinheiro para “fins particulares, quiçá particulares”.
A polêmica sobre nepotismo na gestão interina na Prefeitura de Itapemirim já foi levantada na Assembleia Legislativa. Em pronunciamentos no início de julho, o deputado Sandro Locutor (PROS), mesmo partido do prefeito afastado Luciano de Paiva Alves, cobrou a investigação da suspeita de nepotismo. Segundo o parlamentar, o prefeito interino teria nomeado ainda mais parentes na administração. O Ministério Público também apura o caso.
A peça de acusação na Câmara traz ainda a denúncia do suposto crime de constrangimento pela secretária de governo. O texto cita que Luciana teria utilizado seu perfil em uma rede social para cobrar os servidores a reproduzirem em suas páginas conteúdos positivos relacionados à gestão interina. “Tais citações, configuram verdadeiro assédio moral junto aos servidores da Prefeitura, que se veem coagidos a ‘curtirem’ páginas online, sob pena de estarem indo contra os interesses particulares da Secretaria (sic)”, narra a denúncia.
O pedido de CPI também afirma que o prefeito interino não teria residência no município. O texto sustenta que, embora não exista restrição legal, o prefeito deveria observar a regra imposta aos vereadores. Segundo o autor da representação, Doutor Thiago seria morador de Guarapari, fato que o deixaria longe dos problemas sociais do município. Além disso, Deleon afirma que a medida impõem gastos desnecessários com o deslocamento diário do interino com veículos oficiais.
A denúncia recebeu o número 002/2017 (processo nº 926/2017) e foi encaminhada para oferecimento do parecer da Procuradoria-Geral da Câmara. A reportagem tentou localizar o prefeito interino, mas até o fechamento da reportagem não obteve contato.