domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Procuradora-geral de Justiça arquiva investigação contra Guerino Zanon

A procuradora-geral de Justiça, Elda Márcia Moraes Spedo, comunicou o arquivamento de uma investigação contra o deputado estadual Guerino Zanon (PMDB), prefeito eleito de Linhares (na região norte). Ele era investigado por suspeitas de irregularidades contábeis durante sua passagem pela Prefeitura, no exercício de 2004. Entretanto, a chefe do Ministério Público Estadual (MPES) destacou a “ausência de justa causa para deflagração de ação penal”. A decisão foi comunicada na reunião do Conselho Superior da instituição, realizada nessa segunda-feira (21).

O extrato da decisão não foi publicado no Diário Oficial do Estado, que trouxe apenas um pequeno trecho com a cientificação da medida ao colegiado. A condução – e arquivamento – de investigação contra autoridades do foro especial é de atribuição exclusiva do chefe do Ministério Público ou dos ocupantes do cargo de procurador de Justiça Especial. O número do processo é 2016.0009.5184-63.

De acordo com informações do sistema processual do MPES, o ex-prefeito era investigado por supostas despesas em final de mandato sem cobertura financeira, recolhimento parcial da contribuição previdenciária, bem como o não reconhecimento e não pagamento de obrigações patronais. No entanto, não foram encontradas provas de irresponsabilidade fiscal na gestão do peemedebista, que reassume o cargo em janeiro próximo.

Mais Lidas