terça-feira, novembro 19, 2024
27.7 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Rizk mira valorização de advogados e inserção de jovens profissionais no mercado

O advogado militante José Carlos Rizk Filho é o terceiro candidato na disputa pelo comando da subseção capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES). A chapa “Uma nova Ordem” foi inscrita nesta terça-feira (13) em clima de expectativa. Candidato pela primeira vez, Rizk mira a valorização dos advogados, em especial, dos jovens profissionais que ingressa na carreira. “Hoje, o advogado nasce jovem e morre jovem”, avalia. Ele atribui isso ao fato da atual gestão desconhecer a realidade fora dos grandes escritórios e das carreiras públicas.

Apesar de ser um nome considerado novo dentro da classe, Rizk disse que está feliz e com bastante energia para a disputa. “Tenho minha origem na militância estudantil. Logo após me formar participei da criação da Associação dos Advogados Jovens e, em seguida, passei a fazer parte do Sindicato dos Advogados, onde sou relator do processo de criação do piso da categoria. Existem hoje advogados que ganham um salário mínimo”, criticou, em alusão à situação de alguns jovens profissionais que fazem parte de grandes bancas.

Neste ponto, o candidato – que é filho do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª região (TRT-ES), desembargador José Carlos Rizk – defende a valorização dos profissionais. Segundo ele, a Ordem precisa criar um ambiente favorável para que os advogados entrem e se mantenham no mercado de trabalho. Rizk defende ainda que a OAB/ES siga o exemplo de outras seccionais e regulamente a distribuição dos advogados dativos – que defendem as partes sem condições de arcar com os custos de um profissional e hoje são indicados pelos próprios juízes das causas.

Rizk atribui sua candidatura a um debate com amplas parcelas da categoria. Os bastidores da Ordem indicam a sua ligação com os jovens advogados e os integrantes do Sindicato, que fizeram questão de prestigiar o lançamento da candidatura, em especial, do advogado Ben-Hur Brenner Dan Farina, presidente da entidade. Atualmente, Rizk faz parte da diretoria do Sindicato como delegado representante junto à Federação Nacional dos Advogados (Fenadv).

Apesar de ter candidatos na disputa de apenas oito das 17 subseções da OAB-ES, Rizk destacou que a chapa da seccional – eleição principal – tem pelo menos um representante de cada região do Estado. Mesmo com esse olhar para “dentro” da classe, o candidato destaca a importância da inserção da Ordem nos grandes debates da sociedade.

Questionado sobre os ataques vindos da campanha do atual presidente Homero Junger Mafra, que busca o terceiro mandato consecutivo, Rizk disse que não falaria sobre o tema. “Minha campanha não terá ataques pessoais, apenas no âmbito institucional”, garantiu, em resposta a acusação de que teria feito propaganda enganosa em uma postagem no Facebook com a imagem de uma reportagem publicada no jornal A Tribuna sobre a ação judicial pela redução da anuidade da Ordem. Neste episódio, o sindicato obteve uma decisão favorável da Justiça Federal, que acabou sendo revertida no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Hoje, o caso está em discussão no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A chapa encabeçada por Rizk é completado pelos advogados Leandra Maria Rocha Moulaz (vice-presidente); José Eduardo Coelho Dias (secretário-geral); Livia Cipriano Dal Piaz (secretário-adjunto); Roberto Arêas (tesoureiro); Sandoval Zigoni Júnior (presidente da Caixa de Assistência dos Advogados). Os candidatos titulares pelas cadeiras no Conselho Federal, são: Simone Malek Rodrigues Pilon, Francisco Celso Calmon Ferreira da Silva e Paulo Roberto da Costa Mattos.

Mais Lidas