sábado, novembro 16, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Secretário de Esportes vai ser investigado por suposto uso da máquina em benefício pessoal

O Ministério Público Estadual (MPES) vai investigar o suposto uso da máquina em benefício próprio pelo secretário estadual de Esportes, Max da Mata (PDT), visando eventual candidatura a deputado estadual em 2018. O procedimento foi instaurado pela 8ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória na última semana. O vereador licenciado de Vitória foi alvo de queixas na Assembleia Legislativa pela distribuição de camisas e bolas no interior do Estado, além da concessão de bolsas a atletas como uma suposta “campanha eleitoral antecipada”.

A investigação ficará a cargo da promotora de Justiça, Graziela Argenta, que assina a portaria de instauração do procedimento – publicada no Portal da Transparência do MPES. Ela cita reportagens veiculadas na imprensa com os pronunciamentos dos deputados José Esmeraldo (PMDB) e Enivaldo dos Anjos (PSD), que teceram duas críticas ao pedetista pelo eventual uso político da pasta. Na apuração, o órgão ministerial vai verificar se houve ou não a ocorrência de atos de improbidade pelo secretário, nomeado no fim de fevereiro.

As falas dos deputados aconteceram na sessão de 11 de abril e também foram registradas pelo jornal Século Diário. Na ocasião, José Esmeraldo afirmou que o secretário estaria usando a Secretaria de Esportes (Sesport) para aumentar seu capital político com vistas às próximas eleições. Enivaldo também endossou as críticas a Max da Mata, seu antigo correligionário, acrescendo que os deputados não estariam sendo convidados para eventos em suas bases eleitorais.

De acordo com as normas internas do MPES, o prazo inicial para conclusão do procedimento é de 90 dias, sendo prorrogável por igual período. A medida serve como uma espécie de prévia à abertura de um inquérito civil. Caso o prazo seja vencido, o órgão ministerial poderá decidir pelo arquivamento do caso ou até mesmo o ajuizamento de denúncia na Justiça. Nesta fase, o secretário deverá ser ouvido pelo órgão ministerial.

Mais Lidas