terça-feira, novembro 19, 2024
29.9 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Sérgio Aboudib é eleito para o comando do Tribunal de Contas

O conselheiro Sérgio Aboudib Ferreira Pinto vai comandar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) no próximo biênio 2016/2017. Ele foi eleito por unanimidade na sessão desta terça-feira (27). Na mesma sessão, também foram escolhidos os conselheiros José Antônio Pimentel como vice-presidente, Rodrigo Chamou na função de corregedor e o atual presidente Domingos Augusto Taufner será o novo ouvidor. A posse da nova Mesa Diretora da Corte acontece em dezembro. Os eleitos entrarão em exercício a partir de 1º de janeiro de 2016.

Em entrevista logo após a eleição, o presidente eleito destacou a dificuldade da tarefa, mas ressaltou a existência do planejamento estratégico do TCE como um “norte” para suas ações. Aboudib destacou a missão da Corte de Contas, que encabeça o documento: “Gerar benefícios para a sociedade por meio do controle externo e do aperfeiçoamento da gestão dos recursos públicos”.

A unanimidade em torno dos nomes eleitos revela um novo cenário no TCE, na comparação com o pleito anterior em 2013. Na ocasião, o então presidente Sebastião Carlos Ranna mirava a reeleição, mas acabou sendo preterido por articulação do grupo de conselheiros encabeçados por Aboudib. Naquela oportunidade, o nome de Domingos Taufner – promovido em dezembro de 2011 – foi alçado à presidência da Corte.  

Chama atenção que a próxima cúpula do tribunal foi toda indicada pelo governador Paulo Hartung (PMDB) durante os seus dois primeiros mandatos: Aboudib, em 2009, e Pimentel, no ano seguinte.

 

Currículo dos eleitos

Sérgio Aboudib Ferreira Pinto – presidente eleito

Sérgio Aboudib é natural de Vitória, tendo passado a infância no município de Alfredo Chaves, Sul do Espírito Santo. É advogado formado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalhou por dezesseis anos na Prefeitura de Vitória, onde assumiu a titularidade das Secretarias de Transportes, Serviços Urbanos e de Coordenação de Governo.

No Legislativo, trabalhou na Câmara de Vitória, onde foi diretor-geral; na Assembleia Legislativa do Estado e no Congresso Nacional. No Poder Executivo Estadual foi chefe de Gabinete do Governo por dois anos e secretário-chefe da Casa Civil por cinco anos. Assumiu o cargo de conselheiro em outubro de 2009. Em 2011 assumiu a presidência da Corte em “mandato tampão”.

José Antônio Almeida Pimentel – vice-presidente eleito

José Antônio Pimentel é natural de São José do Calçado (ES). Iniciou a carreira profissional em 1971, como servidor público do Poder Executivo de Ecoporanga. Na administração pública, atuou também como chefe de Gabinete do vice-governador do Estado do Espírito Santo (1979 a 1982); como assessor técnico do Ministério da Fazenda, em Brasília (1987 a 1988); e como secretário de Estado da Casa Civil do Governo do Espírito Santo (2009 a 2010).

Foi deputado estadual do Espírito Santo nos períodos de 1984 a 1985 e de 1993 a 1994. Em 1983 foi admitido no cargo de Administrador, na área de Recursos Humanos, na Espírito Santo Centrais Elétricas S.A. (Escelsa), onde também atuou como diretor de Administração e Suprimentos, diretor na privatização da empresa e assistente da presidência. Em maio de 2010 assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.

Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun – corregedor eleito

Natural de Brasília, Distrito Federal, Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun é graduado em Administração de Empresas. Exerceu a função de secretário sênior na Prefeitura de Guarapari em 1989 e 1990. De 1993 a 1994 foi diretor Comercial, diretor de Administração e Finanças e diretor-presidente da Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano daquele município.

Foi vice-prefeito de Guarapari de 2001 a 2004, quando também ocupou o cargo de secretário-geral de Governo. Em 2005 e 2006 exerceu a função de diretor de Administração da Codesa. No Governo do Estado, de 2006 a 2007, foi secretário de Desenvolvimento, Infra Estrutura e Transportes e presidente dos Conselhos de Administração da Cesan, Cohab, Ceturb e Dertes. Em 2007 assumiu o mandato de deputado estadual e se licenciou, até 2008, para exercer a função de secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano. Em 2009 retornou à Assembleia Legislativa e ocupou a vice- presidência até 2010. Em 2011 assumiu a presidência da Assembleia e exerceu a função até março de 2012, quando foi empossado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.

Domingos Augusto Taufner – ouvidor eleito

Domingos Taufner é natural de Santa Teresa. É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória. Tem pós-graduação em Direito Tributário pelo Instituto de Ensino Consul time e é mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória.

Servidor público desde 1981, foi agente administrativo no Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social.  Exerceu, por duas vezes, mandato de vereador em Vila Velha (1989/1996). No município de Vitória, ingressou por concurso público, em 1986, no cargo de auditor fiscal e exerceu as funções de diretor da Receita (1998/2003), subsecretário da Receita (2004) e presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória, de 2005 a 2010.

Também por concurso público ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo em março de 2010 como procurador do Ministério Público de Contas, exercendo a função de procurador-geral. Em 05 de dezembro de 2011 foi empossado como conselheiro e em 03/01/2012 tomou posse como corregedor-geral para o biênio 2012-2013. É o atual presidente da Corte.

Mais Lidas