O procurador da República Julio César de Castilhos Oliveira Costa foi eleito procurador-chefe do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) para o biênio 2015-2017. Ele assumiu o cargo nesta quinta-feira (1), em Brasília, na Procuradoria Geral da República. Paulo Augusto Guaresqui é o novo procurador-chefe substituto.
Eleito por unanimidade, Julio de Castilhos até então era procurador-chefe substituto. Nos primeiros sete meses do ano, ele esteve em Brasília, onde integrou a Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O novo procurador-chefe promete dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos desde que a Secretaria-Geral do MPF adotou o projeto de Modernização.
Julio de Castilhos nasceu no Rio de Janeiro e morou até os 11 anos em Piabeta, no município de Magé. Tem 45 anos, é casado e pai de três filhos. Estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) durante o ensino fundamental; na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP), no ensino médio; e cursou Engenharia de Metalurgia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), formando-se oficial de carreira do Exército brasileiro, onde prosseguiu até o posto de 1º tenente.
Depois de formado, chegou a cursar seis meses de Administração, mas viu no Direito a possibilidade de fazer diferença na vida das pessoas. Ele se formou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aos 29 anos.
No campo profissional, antes de ingressar no MPF, Castilhos foi auditor fiscal da Receita Estadual em Minas Gerais, analista de câmbio e capitais estrangeiros do Banco Central, e promotor de Justiça no Ministério Público do Espírito Santo. Desde 2006 está no Ministério Público Federal, onde atuou, primeiramente, na Procuradoria da República no Amazonas. Em 2007, foi removido para a Procuradoria da República no Município de Eunápolis, na Bahia. Um ano depois conseguiu remoção pra a Procuradoria da República em São Mateus, onde permaneceu até 2012, ano em que começou a atuar em Vitória.