Mesmo com a perda do mandato, Doutor Luciano poderá tomar posse no cargo no próximo dia 1º de janeiro, após ser reeleito no último pleito. A defesa pode recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o julgamento tem efeito imediato. Fontes ligadas ao prefeito de Itapemirim confirmaram a intenção de recorrer da condenação já nas próximas horas.
No pleito de 2012, Doutor Luciano foi eleito por uma diferença de 130 votos, ficando com 10.357 (49,55% dos votos válidos) contra 10.227 (48,92%) obtidos pelo peemedebista – apoiado na ocasião pela ex-prefeita Norma Ayub Alves (DEM), derrotada pelo atual prefeito nas eleições deste ano.
A ação de investigação judicial eleitoral tramitava desde 2013. Em maio do ano seguinte, a Justiça Eleitoral de Itapemirim julgou o pedido como improcedente, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou a decisão, determinando a reapreciação da denúncia pelo TRE-ES. Segue em análise uma ação penal contra Doutoral Luciano sobre fatos ocorridos no pleito deste ano, mas sem qualquer relação com o processo de cassação.