Nessa segunda-feira (6), as atividades nos fóruns da Justiça estadual e promotorias nos municípios da Grande Vitória já estavam suspensas. As administrações do TJES e do MPES haviam autorizado os responsáveis pelas unidades no interior a adotarem as mesmas medidas. A Justiça Federal e do Trabalho, além dos respectivos órgãos ministeriais, também interromperam suas atividades devido à crise na segurança pública.
Na Assembleia Legislativa, a primeira sessão ordinária deste novo biênio (2017/2018) foi cancelada pela nova Mesa Diretora. Também não haverá expediente na Casa. Nessa segunda, foi realizada a sessão de instalação do ano legislativo, mesmo com o clima de insegurança nas ruas. O tema, inclusive, foi alvo de vários pronunciamentos dos parlamentares, que pediram a retomada das negociações entre o governo e o movimento de familiares e amigos de policiais militares – que impede a saída de viatura dos quartéis.
O presidente do Tribunal de Contas (TCE), conselheiro Sérgio Aboudib, também suspendeu o expediente na Corte. Os processos que estavam pautados para a sessão plenária marcada para esta terça foram automaticamente transferidos para a próxima reunião, que acontece no próximo dia 14. Os trabalhos no Ministério Público de Contas (MPC) também foram suspensos.
Em todos os órgãos judiciários, a contagem dos prazos processuais e a realização de audiências ficarão suspensas.