segunda-feira, novembro 18, 2024
27.7 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Tribunal de Contas discute abertura de investigação a obras da Prefeitura da Serra

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai decidir sobre o início de uma investigação sobre as suspeitas de superfaturamento nas obras da Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, inaugurada pelo prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), em dezembro do ano passado. Na sessão do último dia 3, o relator do caso, conselheiro substituto Marco Antônio da Silva, se manifestou pelo conhecimento da denúncia, divergindo da área técnica e do Ministério Público de Contas (MPC). O julgamento foi adiado devido ao pedido de vistas do conselheiro Sebastião Carlos Ranna.

Para o conselheiro-relator, a representação protocolada por um cidadão preencheu os requisitos de admissibilidade, de acordo com o Regimento Interno do TJES. Já os técnicos e o MP de Contas opinaram pelo não conhecimento da denúncia, antes mesmo de qualquer apreciação sobre o mérito. Em função da divergência, Marco Antônio levou o caso para apreciação do restante do plenário. Ele sugeriu ainda o encaminhamento dos autos para a área técnica em 15 dias para uma manifestação sobre o mérito do caso.

O processo (TC 2267/2016) está relacionado ao inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Estadual (MPES), por meio da 5ª Promotoria de Justiça Cível da Serra, que apura a mesma suspeita de superfaturamento nas obras, que custaram pouco mais de R$ 6 milhões aos cofres públicos. A reforma foi alvo de diversas representações no órgão ministerial. Em um dos casos, um morador da região pediu a fiscalização dos gastos, já que a praça teria sido entregue com problemas de acabamento, evidenciando a suposta má qualidade nos serviços.

No final de dezembro, a prefeitura inaugurou uma parte da obra, do lado esquerdo do canal, com intervenções de paisagismo, iluminação pública, além da construção de um deck de contenção do mar. Todo o sistema de drenagem de água pluvial da praça também foi refeito. A reforma do lado direito da praça será iniciada em seguida com a construção dos principais equipamentos de lazer.

Mais Lidas