A escolha do novo integrante do TRE-ES para o biênio 2016/2018 será feita pela Presidência da República. A partir de agora, a lista tríplice vai ser encaminhado à Corte eleitoral, que fará a remessa para Brasília. Ao todo, cinco advogados se inscreveram para participar da disputa, sendo que apenas os três mais votados pelos desembargadores vão continuar na seleção.
Para a composição da lista, o TJES analisou as certidões e declarações negativas dos inscritos referentes às Justiças Federal, Eleitoral, Estadual ou Distrital e Militar e, ainda, relativas aos Tribunais de Contas da União, do Estado e do município. O atual integrante do TRE-ES, Danilo Carneiro, que pede sua recondução ao posto, ocupará a cadeira até o próximo dia 17 de julho.
Atualmente, também compõem a corte os desembargadores Sérgio Luiz Teixeira Gama (presidente) e Samuel Meira Brasil Júnior (vice-presidente e corregedor eleitoral); os juízes estaduais Helimar Pinto e Aldary Nunes Júnior; a juíza federal Cristiane Conde Chmatalik; e o advogado Adriano Athayde Coutinho. O Ministério Público Eleitoral (MPE) é representado pelo procurador da República, Carlos Vinícius Soares Cabeleira. Todos esses são membros efetivos, tendo um suplente para cada posto.