terça-feira, novembro 19, 2024
27.7 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Tribunal de Justiça elege nova Mesa Diretora na próxima semana

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) vai referendar, na próxima quinta-feira (8), a escolha dos novos componentes da Mesa Diretora da corte e da presidência e vice do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Apesar de a votação ser considerada uma eleição, os nomes já foram escolhidos, atendendo o critério de antiguidade. O desembargador Annibal de Rezende Lima será o novo presidente do TJES, logo após a desistência de Álvaro Bourguignon, que alegou problemas familiares para abrir mão da escolha. Já o desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama vai assumir a chefia da Justiça Eleitoral no Estado.

Também foram definidos os demais integrantes das cortes: o desembargador Fábio Clem de Oliveira será o vice-presidente do Tribunal de Justiça e o atual corregedor da Justiça estadual Ronaldo Gonçalves de Sousa vai ser reconduzido ao cargo – em decorrência de ter assumido o posto em substituição ao antigo corregedor Carlos Henrique Rios do Amaral, que se aposentou após completar 70 anos de idade. O único nome que ainda não foi definido é o do novo ouvidor do TJES.

Serão escolhidos ainda os novos coordenadores e supervisores das seguintes áreas: Infância e Juventude, Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública, Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e Coordenadoria das Varas Criminais e de Execuções Penais. Esses cargos são comumente distribuídos entre os demais desembargadores, sem relação com o critério de escolha da Mesa Diretora – que leva em consideração os togados mais antigos que ainda não assumiram os cargos.

Na mesma oportunidade, serão definidos os representantes do Tribunal de Justiça que vão compor o TRE-ES. O atual vice-presidente Sérgio Gama será conduzido à Presidência. Já a vice-presidência será ocupada pelo desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, que também passa a acumular a atribuição de corregedor-geral da Justiça Eleitoral.

A eleição da Nova Diretora da Justiça estadual acontece na próxima quinta, às 14 horas, na Sala de Audiência do Pleno do TJES. O mandato do atual presidente, Sérgio Bizzotto, será encerrado no dia 17 de dezembro. A data escolhida para a eleição da nova Mesa Diretora, 08 de outubro, foi definida para respeitar o prazo de transição entre as duas gestões, como determina o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Mais Lidas