O Tribunal de Justiça do Estado (TJES) está concluindo os preparativos para a eleição de dois novos desembargadores. Nesta quinta-feira (3), o presidente da corte, desembargador Sérgio Bizzotto, comunicou a conclusão do levantamento de dados dos 26 juízes interessados na promoção. Apesar das restrições orçamentárias por conta dos gastos com pessoal, a corte já definiu a data da votação, marcada para o próximo dia 28.
De acordo com o edital publicado no Diário da Justiça, os concorrentes terão o prazo de cinco dias para impugnar o resultado do levantamento, que vai servir de base para aferição da produtividade dos juízes interessados. Na fase de inscrição, os magistrados tiveram que encaminhar a cópia das dez melhores decisões/sentenças prolatadas por eles. Os editais de abertura das vagas foram publicados no último dia 21.
Serão preenchidas as vagas abertas com as aposentadorias de Paulo Roberto Luppi e Carlos Roberto Mignone. A corte tem mais uma vaga aberta em decorrência do falecimento do desembargador William Couto Gonçalves na última segunda-feira (31). No entanto, o edital de abertura da nova vaga ainda não foi publicado. No último dia 20, o tribunal promoveu o juiz Arthur José Neiva de Almeida pelo critério de antiguidade.
As duas vagas em disputa serão preenchidas pelos critérios de merecimento e antiguidade. A primeira cadeira será disputa por 26 juízes. Já a vaga por antiguidade recebeu 11 inscrições, apesar do franco favoritismo da juíza Elisabeth Lordes, que encabeça a lista de togados mais antigos.
Estão inscritos nas eleições internas: Elisabeth Lordes, Cristóvão de Souza Pimenta, Rachel Durão Correia Lima, Maria Cristina de Souza Ferreira, Júlio César Costa de Oliveira, Marianne Júdice de Mattos, Raimundo Siqueira Ribeiro, Débora Maria Ambos Corrêa da Silva, Jaime Ferreira Abreu, Heloísa Cariello, Helimar Pinto, Rozenéa Martins de Oliveira, Jorge Henrique Valle dos Santos, Ilaceia Novaes, Ubiratan Almeida Azevedo, Luiz Guilherme Risso, Moacyr Caldonazzi de Figueredo Cortes, Marcos Antônio Barbosa de Souza, Lyrio Régis de Souza Lyrio, Délio José Rocha Sobrinho, Victor Queiroz Schneider, Getúlio Marcos Pereira Neves, Isabella Rossi Naumann Chaves, Hermínia Maria Silveira Azoury, Marcos Assef do Vale Depes e Sérgio Ricardo de Souza.