Durante a visita, o desembargador Annibal destacou que as novas instalações são necessárias para que se possa prestar à sociedade capixaba um atendimento da melhor qualidade possível. A mudança cumpre às normas impostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo ele, outras entregas importantes estão programadas para ocorrer ainda este ano, como a revitalização do Fórum de Guarapari, o Centro das Varas da Infância e da Juventude de Vitória, e o novo Fórum Cível de Serra.
O juiz diretor do Fórum de Vitória, Marcelo Loureiro, ressaltou o empenho do atual presidente na condução do processo de transferência das Varas. “Certamente a próxima administração [do TJES] dará continuidade a todo esse processo de organização arquitetônica do Fórum de Vitória, de modo a proporcionar a todos um ambiente mais adequado e que nos dê condições de prestar um serviço melhor para a sociedade”, destacou.
O presidente da Associação de Magistrados do Espírito Santo (Amages), Ezequiel Turíbio, que indicou o local para instalação das varas na fase de avaliação de proposta, comemorou a saída das antigas instalações. “O ideal seria que todos os colegas do fórum de Vitória estivessem em locais adequados, mas temos certeza de que ainda podemos avançar nesse sentido, durante essa gestão, de modo a concretizar que todos os colegas tenham um ambiente adequado de trabalho”, ponderou.
Também participaram da vista, os juízes assessores da Presidência (Anselmo Laranja e Fábio Brasil), além do desembargador aposentado Arnaldo Santos Souza, o conselheiro do Tribunal de Contas (TCE), Rodrigo Chamoun, além de vários magistrados.