sábado, novembro 16, 2024
26.6 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Vereadores de Aracruz aprovam criação de CPI ???mais ampla??? sobre contratos de lixo

A Câmara de Vereadores de Aracruz aprovou, em primeiro turno, na sessão dessa segunda-feira (21), o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os contratos de limpeza pública do município. O Projeto de Resolução nº 002/2017 teve votação unânime. A matéria precisa ser aprovada em segundo turno na próxima semana. O bloco de oposição ao prefeito Jones Cavaglieri (SD) tentou, sem sucesso, direcionar as investigações apenas sobre o atual acordo, firmado sem licitação e alvo de polêmicas.

Ao todo, foram apresentados três pedidos de investigação sobre o serviço de recolhimento de lixo. O primeiro veio da oposição e foi definitivamente arquivado também na sessão de segunda com aprovação do parecer da Comissão de Justiça pelo indeferimento do requerimento.

Já o segundo pedido, que deve ir à frente, propõe uma investigação mais ampla, o que pode retirar o foco exclusivo nas denúncias sobre o contrato em vigor com a SA Serviços de Limpeza e Soluções Ambientais – que também está na mira hoje do Tribunal de Contas e do Ministério Público. A empresa foi escolhida no início da atual gestão em um processo controverso de seleção, realizado antes mesmo do fim do vínculo com a Corpus Saneamento e Obras Ltda.

Pelo projeto aprovado em primeiro turno, a CPI deve avançar sobre o contrato anterior com a Corpus, rescindido sob justificativa de que a empresa não estaria cumprindo algumas exigências do contrato. O contrato anterior tinha o valor mensal de R$ 1,64 milhão, enquanto a SA Serviços recebe R$ 2,49 milhões por mês pelo mesmo serviço. O prefeito afirmou que o governo realizará um procedimento licitatório antes mesmo do término do contrato emergencial em 180 dias.

Mais Lidas