Na tarde desta quinta-feira (18), o desembargador Fernando Zardini foi empossado no Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Emocionado em seu discurso de posse, o magistrado, como é de praxe neste tipo de cerimonia, caprichou nos agradecimentos.
De todos os homenageados, porém, Zardni fez uma moção especial ao governador Paulo Hartung. O novo desembargador reconheceu que deve sua trajetória profissional às oportunidades que recebeu de Hartung. Recordou que adquiriu muito experiência à frente da Secretaria de Justiça e por dois mandatos comandando o Ministério Público Estadual. “Não hesitamos em dizer Sr. Governador, o quanto foi para nós importante conhecer o outro lado da mesa, ao exercer a primeira função para a qual nos nomeou, Secretário de Estado da Justiça. A experiência angariada naqueles dois anos no Poder Executivo nos permitiram ter uma visão diferenciada do que é gerir o recurso público e esta visão nos propiciou, nas duas outras nomeações que nos confiou, após encabeçarmos a lista tríplice por confiança dos meus pares, para dois mandatos consecutivos como Procurador-Geral de Justiça”.
Escolhido no último dia 15 de maio para preencher vaga destinada a membro do Ministério Público, Zardini ficou por 24 anos no órgão ministerial. No TJES, ele ocupa a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador José Luiz Barreto Vivas.
Natural de Vitória, Fernando Zardini Antonio é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Associação Espírito-Santense do Ministério Público. Foi servidor do Poder Judiciário e promotor de Justiça em diversas Comarcas do Estado.
Atuou na Procuradoria de Justiça de Contas entre 1994 e 1997. Foi secretário de Estado da Justiça por dois anos e procurador-geral de Justiça por quatro anos. Exercia o cargo de procurador de Justiça chefe da Procuradoria de Justiça Especial.