Um ataque cibernético foi identificado no sistema do Tribunal Regional do Trabalho no domingo
O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-ES) prorrogou a suspensão do expediente presencial das unidades administrativas e judiciárias até a próxima sexta-feira (25). Após um ataque cibernético registrado no último domingo (20), os sistemas de tecnologia do órgão estão indisponíveis.
A prorrogação foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT) nesta quarta-feira (23). Também estão suspensas as sessões nas Turmas e no Pleno do Tribunal, bem como as audiências no Centro de Conciliação (CEJUSC), nas Varas do Trabalho de Vitória e do interior.
A suspensão também se aplica aos prazos processuais judiciais, regimentais e administrativos no âmbito do TRT-ES, e deverá ser certificada nos autos dos processos pelas Secretarias das Varas do Trabalho e unidades judiciárias do Tribunal. A paralisação das atividades foi anunciada na última segunda-feira (21) e terminaria nesta quarta.
“A Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, TRT-ES, vem a público comunicar que, no dia 20 de fevereiro de 2022, foram detectados registros suspeitos de atividades maliciosas na infraestrutura tecnológica do órgão. Imediatamente, a equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do Tribunal começou a atuar no incidente. Identificando tratar-se de um ataque cibernético, a equipe executou as medidas de isolamento e contenção de danos potenciais, a fim de preservar a segurança e a integridade das informações”, informou o órgão por nota.
O TRT apontou ainda que atua nos desdobramentos do incidente. Análises iniciais ainda não deram indícios de comprometimento da integridade dos dados dos sistemas do Regional, nem de vazamento de dados processuais e pessoais.
“A Setic, em conjunto com seus fornecedores parceiros, segue atuando na avaliação da extensão do incidente e trabalhando com a maior agilidade possível para restabeleces a normalidade e a segurança do ambiente”, afirmou o órgão na última segunda-feira.