Em duas reuniões, em Marechal Floriano e em Santa Leopoldina, estarão em pauta temas considerados importantes para as bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória, que abastecem os municípios da região metropolitana. Os organizadores afirmam que serão aprovados os planos de ações para as bacias.
A reunião sobre a bacia do Rio Jucu está marcada para a próxima quarta-feira (8), das 17 às 21 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Marechal Floriano. A secretaria é localizada na rua Victor Travaglia, 70.
Já a reunião sobre o a bacia do rio Santa Maria da Vitória, será na quinta-feira (9), das 9 às 17 horas, na Universidade Aberta do Brasil, na rua Moxafongo, em Santa Leopoldina.
Apesar da importância dos rios Jucu e Santa Maria para o abastecimento da população da Grande Vitória – a água é usada ainda por indústrias – os rios estão assoreados. Suas margens não têm matas ciliares. Também houve desmatamento intenso nas bacias, agravado nos últimos anos por intensos plantios de eucalipto, grande consumidor de água. Nas bacias, os agrotóxicos são usados intensamente.
Os comitês de bacia determinam diretrizes de outorga e cobrança para uso da água. Sobre outorga, entre outros pontos a vazão de referencia, o máximo que pode ser autorizado para uso, usos prioritários. Também é discutido as diretrizes para outorga de água subterrânea.
Os organizadores das reuniões dos Comitês de Bacia dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória lembram que já houve o enquadramento das águas das regiões hidrográficas dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória.
O Comitê Santa Maria da Vitória enquadrou 23 cursos d´água. No Comitê Jucu, 18 cursos d’água foram enquadrados. O enquadramento do corpo hídrico é o estabelecimento de objetivos de qualidade a serem alcançados ou mantidos.
A organização dos eventos é dos comitês das bacias, com apoio de várias organizações. Em sua página no Facebook os organizadores apelam aos participantes para se engajarem na divulgação dos eventos para “que as ações a serem definidas reflitam os anseios da sociedade e dos usuários das águas da Bacia do rio Jucu e do rio Santa Maria da Vitória”.