Desde a inauguração do primeiro ponto de comercialização nesses moldes no Estado – Shopping Boulevard Vila Velha – em janeiro de 2015, foram feitos ajustes, até se chegar no padrão atual, que é de cinco a dez barracas no máximo por feira. “Mais do que isso não compensa para o produtor”, explica Selene Hammer Tesch, presidenta da Associação de Agricultores e Agricultoras de Produção Orgânica e Familiar de Santa Maria de Jetibá (Amparo Familiar).
A mais nova feira “de luxo”, como brinca Selene, foi inaugurada nessa quarta (26), no Tiffany Center, na Reta da Penha. A iniciativa foi do próprio shopping, que procurou a Amparo ainda em 2016. “Eles queriam um diferencial dentro do shopping”, conta a produtora rural.
Com duas torres de salas, onde funcionam muitos consultórios de médicos e nutricionistas, o Tiffay quis aproximar a alimentação orgânica dos clientes. “Muitos médicos hoje recomendam a alimentação saudável. E se você quer ter saúde, tem que ingerir alimentos com qualidade garantida, como os orgânicos”, explica a presidente da Amparo Familiar.
No Tiffay, foi definido o número de seis barracas, que irão expor seus produtos toda quarta-feira, de 10h às 16h.
“Sempre vale a pena porque estamos fazendo uma coisa que todo mundo precisa e promovendo a paz mundial através da alimentação saudável”, exalta.
O Estado tem hoje, pelo menos, 33 feiras orgânicas e agroecológicas, sendo 24 na Grande Vitória – seis delas dentro de shoppings em Vitória, Vila Velha e Cariacica – e nove no interior, nos municípios de São Mateus, São Gabriel da Palha, Aracruz, Vila Valério, Santa Teresa e Cachoeiro de Itapemirim.