Na próxima quarta-feira (6), às 12 horas, como vem fazendo há 19 anos consecutivos, no seu ateliê na Barra do Jucu, em Vila Velha, Kleber Galvêas fará mais um desenho sobre a tela exposta à poluição do ar desde 17 de março último.
Ele informa que concluído o desenho da tela de 2015, repetirá o teste com o imã “de geladeira” quantas vezes for solicitado e, com apoio de vídeos, apresentará um histórico do projeto.
Kleber Galveas assinala ainda que após fixar o desenho, o trabalho será incorporado ao acervo do projeto A Vale, a Vaca e a Pena. O trabalho foi iniciado em 1997. Todas as telas ficarão expostas até o dia seis de julho.
Este ano, complementar ao projeto, Galvêas realizou no último dia 19, uma “provocação artística” criada como o “Primeiro Campeonato Aberto de Lançamento de Guimbas de Cigarros. Os objetivos, segundo ele, foi desviar o olhar dos capixabas das pilhas de minério de ferro estocado em pátios das empresas localizadas na Ponta de Tubarão, para suas chaminés gigantescas, que são os focos de maior e mais perigosa poluição lançada diariamente sobre os capixabas; e apontar o desvio de conduta, prevaricação ou desequilíbrio do governo, diante de dois problemas graves de saúde pública: tabagismo e poluição.
“O governo é veemente no combate ao tabagismo, que demanda recursos, é opção individual e área privada, enquanto é extremamente condescendente com a poluição, que atinge a todos e degrada o ambiente. Área pública, em que na fiscalização e proteção o governo é o ator principal”. O artista plástico questionou, na ocasião: “Fumar é opção. Respirar poluição é obrigação?”.
Os visitantes também podem ver fotos, vídeos e textos explicativos no site www.galveas.com. Para isto basta clicar no ícone A Vale, a Vaca e a Pena, no canto inferior direito da página inicial do site.
O trabalho do artista visa sensibilizar as pessoas para os graves problemas da poluição do ar na Grande Vitória. Os poluentes são cada vez lançados no ar em maior quantidade.