“Nosso principal objetivo é chamar a atenção das autoridades para o meio ambiente e despertar a consciência coletiva para a nossa causa!”, destaca a Associação dos Amigos da Praia da Camburi (AAPC), organizadora do evento, em sua página no Facebook.
A saída será às 7h, da Praia da Sereia, com chegada na Praia de Camburi, em frente à estátua do músico Maurício de Oliveira, próximo ao quiosque 4. São 7 km com lindas paisagens, a serem percorrido a nado e remadas sobre variadas embarcações.
Os primeiros inscritos recebem um kit com touca personalizada e camisa 100% poliamida com proteção UV. As inscrições continuam abertas e cerca de 250 atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e várias cidades do Espírito Santo já confirmaram presença.
Saúde
O médico Gilberto Brandão, morador de Vitória, é um dos atletas cativos do evento, que considera um encontro de amigos e um chamado, a toda a população, para a despoluição do oceano e das praias. “Uma honra e um desafio, participar”, comenta.
“Parece que você tem uma responsabilidade maior de cuidar, quando participa dos eventos”, comenta Gilberto. Senso de responsabilidade, complementa, que também deveria ser despertado nas empresas e no poder público.
Sua modalidade de travessia é o nado, esporte que pratica desde os 12 anos. Apesar de lamentar as condições do mar na baía de Vitória, onde “a cada ano a degradação é maior”, afirma que continua assíduo às travessias, pois é uma forma de cobrar ações das autoridades, despertar a consciência das pessoas e sentir-se mais integrado a este ambiente, que ele tanto gosta. “Saúde também é isso, essa boa relação com o meio ambiente, esse contato mais próximo com a natureza”, recomenda o médico.