segunda-feira, novembro 18, 2024
25.5 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Audiência apresentará diagnóstico ambiental do Morro do Moreno

Na próxima quinta-feira (20), às 14h, o Ministério Público do Estado (MPES) realiza audiência pública para apresentação e debate do diagnóstico ambiental do Morro do Moreno, realizado pela empresa Jruano Consultoria e Serviços LTDA, contratada pelo município de Vila Velha. A reunião tem o objetivo de divulgar a melhor alternativa apontada pelo estudo para a categorização da região como uma Unidade de Conservação (UC).
 
No diagnóstico ambiental, serão identificadas e mapeadas as Áreas de Preservação Permanente (APPs) do morro, bem como as poligonais da futura UC e a categoria do território protegido.  A audiência acontecerá no auditório da Promotoria de Justiça Cível de Vila Velha, na Rua Antônio Ataíde, 515, Centro, Vila Velha.
 
Em setembro deste ano, foi desmatada uma área de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados na encosta do morro para a construção do estacionamento do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes). A área pertence ao governo do Estado e é contígua à Área de Preservação Permanente (APP), que pelo Código Florestal Brasileiro é definida como encostas ou partes destas com declividade superior a 45°. Dias depois, no Dia da Árvore, a Prefeitura de Vila Velha anunciou a distribuição, plantio e doação de mudas nativas nas proximidades do Morro do Moreno, onde ela mesma desmatou a área dias antes. 
 
Sem a proteção da encosta, a área se torna ainda mais vulnerável a pedras e grandes quantidades de terra que podem despencar do morro com as fortes chuvas. Na última enchente, inclusive, a água invadiu não só o estacionamento e a rua do Crefes, mas também a enfermaria do centro.
 
O Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Velha inclui o Morro do Moreno na Zona Especial de Interesse Ambiental B (ZEIA B), que inclui importantes áreas verdes do município, como Jacarenema, região do Congo, do Penedo, da Manteigueira, ilhas, entre outras áreas de relevante importância ambiental. 

Mais Lidas