segunda-feira, novembro 18, 2024
27.1 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Aulas na primeira escola indígena de ensino médio do Estado começam em fevereiro

As aulas na primeira escola de ensino médio indígena do Estado já têm data para começar. Com as obras entregues na última segunda-feira (29) o início do período letivo na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Caieiras Velhas, no município de Aracruz, está previsto para o dia 3 de fevereiro. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), as matriculas já estão abertas.
 
A unidade vai atender as aldeias de Boa Esperança, Piraqueaçu, Três Palmeiras, Caieiras, Irajá e Areal. O método pedagógico e currículo serão diferenciados das escolas tradicionais. Um dos principais compromissos da proposta pedagógica, que foi formulada em conjunto com as aldeias atendidas pela unidade, é fortalecer a cultura e identidade indígena na sala de aula.
 
Os educadores indígenas estão sendo selecionados pela Secretaria de Educação por meio de um edital de contratação temporária. Segundo o governo do Estado, a equipe pedagógica participará de cursos de formação a fim de oferecer subsídios à adequação dos currículos, e definição das metodologias e dos processos de avaliação que atendam à educação escolar indígena. 
 
Para fortalecer a formação de educadores indígenas, em julho de 2015 será aberto o processo seletivo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para o curso de Educação Indígena, com a oferta de 70 vagas, destinadas a professores de educação básica. O objetivo é promover qualificação em nível universitário para os educadores que já atuam ou querem atuar nas escolas das aldeias Tupinikim e Guarani de Aracruz.

Mais Lidas