As aulas na primeira escola de ensino médio indígena do Estado já têm data para começar. Com as obras entregues na última segunda-feira (29) o início do período letivo na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Caieiras Velhas, no município de Aracruz, está previsto para o dia 3 de fevereiro. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), as matriculas já estão abertas.
A unidade vai atender as aldeias de Boa Esperança, Piraqueaçu, Três Palmeiras, Caieiras, Irajá e Areal. O método pedagógico e currículo serão diferenciados das escolas tradicionais. Um dos principais compromissos da proposta pedagógica, que foi formulada em conjunto com as aldeias atendidas pela unidade, é fortalecer a cultura e identidade indígena na sala de aula.
Os educadores indígenas estão sendo selecionados pela Secretaria de Educação por meio de um edital de contratação temporária. Segundo o governo do Estado, a equipe pedagógica participará de cursos de formação a fim de oferecer subsídios à adequação dos currículos, e definição das metodologias e dos processos de avaliação que atendam à educação escolar indígena.
Para fortalecer a formação de educadores indígenas, em julho de 2015 será aberto o processo seletivo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para o curso de Educação Indígena, com a oferta de 70 vagas, destinadas a professores de educação básica. O objetivo é promover qualificação em nível universitário para os educadores que já atuam ou querem atuar nas escolas das aldeias Tupinikim e Guarani de Aracruz.