domingo, novembro 17, 2024
23.8 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Capixabas ficam de fora do movimento contra destruição de mata nativa

Não há nenhum evento programado no Espírito Santo como parte do Dia da Mobilização Nacional pelo Desmatamento Zero, no sábado (25). A campanha é do Greenpeace.
 
Os desmatadores do Espírito Santo já não encontram mais vegetação nativa para destruir. No ano passado, foram desmatados no Espírito Santo 20 hectares, o equivalente a 20 campos de futebol (em 2012-2013, 14 hectares). 
 
O governo do Estado comemorou. Entretanto, o resultado não é em função da fiscalização ou outras ações do Estado, e sim pela ausência de mata atlântica para que continue a degradação. Os trabalhadores do campo exigem que as áreas de reserva legal das propriedades sejam plantadas. A medida é negligenciada pelo governo. E que a cobrança vise especialmente os latifúndios, hoje à margem da lei.
 
Agora, com evento do Greenpeace, fica evidenciado que os ambientalistas no Espírito Santo não estão dando muita importância ao fato.  No mapa com as mobilizações que estão sendo organizadas,  nenhuma referência é sobre o Estado.
 
A organização bota pilha: ???No próximo dia 25 o Brasil vai às ruas para pedir pelo fim do desmatamento no país. Em 2013, mais de 50 cidades participaram da mobilização???.
 
E aponta que o desmatamento não traz nenhum benefício para o Brasil. Pelo contrário, diversos estudos científicos vêm provando que, além de promover a perda de sociobiodiversidade, a destruição das florestas tem efeitos extremamente negativos no clima, alterando dinâmicas essenciais, como a formação de chuvas. Mas infelizmente, desmatar ainda é permitido no nosso País. “Isso precisa mudar”.
 
Daí o convite para participar.  A data é para que os interessados no desmatamento zero vão às ruas para coletar assinaturas em apoio ao projeto de lei pelo fim do desmatamento no Brasil e mostrar aos governantes a demanda por um país que conserva suas florestas, garantindo água, clima ameno e qualidade de vida para todos. “Falta pouco para entregar o projeto de lei no Congresso este dia será muito especial para todos os brasileiros que amam suas florestas!”, assinalam os organizadores.
 
Explicam que ???desde 2012 o Greenpeace mantém uma campanha para levar ao Congresso Nacional um projeto de lei com apoio popular pelo Desmatamento Zero no Brasil.  Pela proposta, fica proibido o corte raso de mata nativa e não serão mais emitidas autorizações para novos desmatamentos.
 
A entidade ressalta que a legislação atual ainda permite o desmatamento de 20% de floresta amazônica e até 80% de florestas em outros biomas brasileiros. “Legal ou ilegal, o planeta não suportará mais destruição e precisamos dar um basta agora???, alerta.

Mais Lidas