segunda-feira, novembro 18, 2024
24.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Ciclismo será regulamentado no Parque da Fonte Grande

A realização de ciclismo e eventos relacionados à atividade no Parque da Fonte Grande, em Vitória, será regulamentada. No começo deste ano, veio à tona uma polêmica sobre a abertura de trilhas ilegais para prática de mountain bike na unidade, atividade que começou a ser organizada em outubro de 2013. Na época, o conselho gestor do parque e a coordenação de áreas protegidas não foram consultados sobre a emissão de possível autorização à prática.
 
Por se tratar de uma área de conservação ambiental, a área não comporta qualquer tipo de atividade e precisa de cuidados especiais para a manutenção das condições dos recursos naturais. Edson Valpassos, da Associação dos Amigos do Parque da Fonte Grande (AAPFG) e do conselho gestor do parque, considera a realização do ciclismo na unidade muito bem-vinda, desde que devidamente orientada e monitorada. Ele lembra, ainda, que os eventos devem ser mantidos dentro dos limites estabelecidos pelo conselho para a circulação e necessária manutenção dos atributos naturais do parque. 
 
De acordo com Valpassos, o acesso a ciclistas já é aberto ao público, que pode utilizar a estrada Sebastião Sá, mas o uso da mesma e a circulação de bicicletas na unidade ainda não são normatizados. Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) apresentará ao conselho gestor do parque a avaliação dos impactos ambientais no primeiro evento que já aconteceu no circuito circular para ciclistas, em julho deste ano, com cerca de 200 participantes.
 
Após esta reunião, como explica Valpassos, os conselheiros aguardarão o envio, por parte da Prefeitura de Vitória, da minuta da norma para a regularização do acesso de bicicletas ao parque. Ainda não há data para a entrega desse documento ao conselho, mas o requerimento já foi feito à Semmam.

A partir das vias de circulação já existentes que comportam a ação de bikes, a norma vai definir os padrões para utilização, em eventos e individualmente, dos locais de passagem. Com a minuta da norma pronta, o documento passará pela avaliação do conselho gestor, que novamente será encaminhada à Semmam, para posterior publicação.

 
A trilha estabelecida para o uso das bicicletas compõe o Caminho do Visitante (conhecido como caminho do Ganda), o Caminho da Fonte Grande, o antigo Caminho do Machadinho e o Caminho de Fradinhos. Todo o trecho do circuito percorre áreas de bosques com níveis diferentes de adensamento vegetacional.
 
O ponto de partida é no trecho do Caminho do Visitante (Ganda), pavimentado com paralelepípedos margeado por remanescente de Mata Atlântica e áreas degradadas em recuperação. O trecho final compreende parte do caminho que liga os bairros Fradinhos e Fonte Grande e uma fração do “Caminho do Visitante”. Metade deste trecho está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço Central.  A outra metade passa sobre solos rasos ou terra batida.

Mais Lidas