quinta-feira, novembro 21, 2024
26 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Colatina retoma sua feira livre no dia 11 de julho

Decisão atende a pedidos dos consumidores e abre caminho pra que outras cidades também suspendam restrições a agricultores

Embrapa

Um dos maiores pontos de venda ao ar livre no norte do Espírito Santo, a feira livre da praça do Delta, em Colatina, será retomada no dia 11 de julho. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Carlos Loss Júnior nesta sexta-feira (26). 

“A feira retorna com todos os feirantes e garantidas todas as orientações de prevenção à Covid 19”, afirmou Loss. Na próxima terça-feira (30), uma reunião com o prefeito, Sergio Meneguelli (sem partido), irá definir os critérios. “Iremos pactuar o formato do funcionamento da feira”, disse. 


A decisão atende a pedidos dos consumidores e dos agricultores de Colatina e de Santa Maria de Jetibá, na região serrana, que tem a feira  colatinense como importante fonte de trabalho e renda. Um grupo chegou a mobilizar uma manifestação que seria realizada na próxima segunda-feira (29), mas que, em função do anúncio do secretário, foi suspensa.

“O prejuízo é muito grande, mesmo entregando em delivery. Tem um monte de mexerica estragando no pé, não dou conta de entregar tudo”, relata o feirante “Alemão”, de Itapina/Colatina.

A feira livre de Colatina foi uma das primeiras a serem fechadas no Estado, há quase três meses. O seu retorno tende a inspirar outros municípios que ainda não tomaram a mesma decisão.

“Na minha visão, Colatina retornando, não existe motivo sanitário pra outras cidades impedirem feirantes de outros municípios de participarem. Colatina cria uma referência pra que prefeituras que ainda estão restringindo, revejam suas restrições”, avalia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá, Egnaldo Andreatta. “Os agricultores de Santa Maria já irão retomar seus plantios, preparando o retorno pro dia 11”, comemora.

Mais Lidas