As comunidades da Grande Vitória poderão se manifestar em duas audiências públicas sobre a poluição do ar, que serão realizadas em Vila Velha e Vitória. Já os moradores do sul do Estado, poderão dizer não à poluição em Anchieta.
A decisão para realização das audiências foi tomada na última reunião da CPI do Pó Preto da Assembleia Legislativa. O que os deputados ainda não divulgaram são os locais e horários das audiências abertas à população. A divulgação destas informações é esperada para esta semana. As audiências deverão ser realizadas no início de junho.
A confirmação de horários e datas permitirá a mobilização das comunidades. Tanto na Grande Vitória, quanto no Sul do Estado, os moradores são muito prejudicados pela poluição do ar. Na Grande Vitória, pela Vale e ArcelorMittal Tubarão e Cariacica. No Sul, pela Samarco, uma empresa da Vale.
A Samarco já foi condenada pela Justiça Estadual por causar danos ao patrimônio de um morador. Mas nada pagou ainda pelos danos que produz à saúde dos moradores.
Em Vitória, tanto a Vale, quanto a ArcelorMittal respondem na Justiça Federal pelos danos que produzem na saúde e no patrimônio das pessoas.