sábado, novembro 16, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Feira orgânica da Praia da Costa tem novo endereço

O novo endereço da feira orgânica da Praia da Costa, a partir do próximo sábado (9), será a Rua XV de Novembro, entre a Igreja Maranata e o Canal da Costa. A transferência atende a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPES), baseada num laudo técnico que condenou a cobertura instalada no antigo local, onde funcionou a feira por 12 anos, por apresentar sinais graves de deterioração, colocando em risco a integridade física dos pedestres.

O presidente da Associação de Moradores da Praia da Costa, Gilson Pacheco, informou que a prefeitura de Vila Velha aguarda a liberação de uma verba para executar a demolição da estrutura condenada sobre o Canal e que a associação reivindica uma obra que possa refazer algum tipo de cobertura, mesmo que seja com plantas, para evitar a exposição do valão e o consequente prejuízo estético para a região. Segundo o MPES, a prefeitura de Vila Velha tinha conhecimento do estado precário de conservação da área, mas não tomou medidas emergenciais. 

O agricultor Deusmar Ghio, da Associação Vero Sapore de Iconha, no sul do Estado, ficou feliz com a mudança, pois o novo local é próximo do tradicional, não provocando transtorno para os clientes cativos. Ele espera que a mudança promova ainda mais prosperidade para a feira e para a agricultura orgânica no Espírito Santo. “Essa feira cresceu muito”, ressaltou.

O Espírito Santo é um dos estados mais fortes não só em agricultura orgânica e agroecologia, mas em oferta de feiras livres especializadas. Na próxima segunda-feira, a Comissão Estadual de Produção Orgânica (Ceporg) vai fazer uso da tribuna livre da Assembleia Legislativa para defender a agroecologia como estratégia sustentável viável para a agricultura, especialmente no norte capixaba, que sofre com déficits hídricos cada vez piores. A Ceporg é composta por instituições da sociedade civil que representam e apoiam os agricultores e agricultoras familiares, além de órgãos dos governos federal e estadual. Homologada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participa de todos os processos de regulamentação da legislação nacional de agricultura orgânica.

 

Mais Lidas