segunda-feira, novembro 18, 2024
20.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Fogo coloca em risco antena da Rádio Espírito Santo

Um incêndio ao lado do transmissor da Rádio Espírito Santo, em Queimados, na Serra, colocou o equipamento em risco nesta quinta-feira (29). Às 17h40, uma unidade do Corpo de Bombeiros chegou ao local. Vários focos de incêndio foram registrados na vegetação da região, que fica às margens da rodovia do Contorno.
 
O fogo próximo ao transmissor da rádio pode ter começado com a queima de lixo no local. Rapidamente o fogo destruiu a vegetação nativa e colocou em risco empresas próximas ao retransmissor. A vegetação seca facilitou a propagação do fogo. Os acessos precários no meio do mato nas proximidades dificultam a ação dos bombeiros.
 
Antes da chegada da viatura, trabalhadores de sítios próximos tentavam, precariamente, apagar o fogo com pequenas bombas carregadas nas costas.
 
 
A estiagem prolongada no Espírito Santo vem causando muitos focos de incêndios, tanto nas cidades como no campo. Nas áreas rurais muitos dos incêndios são criminosos, produzidos pelos proprietários para aumentar as áreas de plantios. A perda da vegetação nativa leva à redução da água, agravando ainda o problema da estiagem.
 
Entre os últimos grandes incêndios no Espírito Santo  está o do Parque Pedra Azul.  Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado. A área destruída chegou a 300 hectares: 100 hectares no parque e 200 em propriedades rurais no entorno dele. 
 
O fogo no Parque Pedra Azul começou há seis dias. O combate ao fogo neste local foi dificultado pelos morros. A floresta no parque é densa e a recuperação da vegetação levará anos.
 
O Parque Estadual Pedra Azul foi criado em 1991 para proteger o patrimônio natural da região, em especial a Pedra Azul, uma formação rochosa de granito com 1822 m de altura. O parque tem Área de 1.240 hectares, e é localizado nos municípios de Domingos Martins e Vargem Alta.

Mais Lidas