quinta-feira, janeiro 2, 2025
29.9 C
Vitória
quinta-feira, janeiro 2, 2025
quinta-feira, janeiro 2, 2025

Leia Também:

GTI Respira Vitória vai para 9ª reunião e inicia reta final

O Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) Respira Vitória inicia a sua reta final. Iniciado após o seminário Respira Vitória, realizado em junho de 2012 por iniciativa do vereador Serjão Magalhães (PSB), presidente reeleito da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vitória, o grupo pretende apresentar até agosto uma regulamentação mais dura para a poluição do ar, em forma de Projeto de Lei.

 
Nesta terça-feira (2), às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Vitória, o GTI realiza a sua 9ª reunião. O encontro vai seguir o modelo dos anteriores, de apresentação de estudos sobre o tema para munir o grupo de informações que serão base do projeto final.
 
Desta vez, serão duas palestrantes: as professoras Jane Meri dos Santos, da Ufes, e Kirlene Salgado Fernandes Penna, da Universidade de Vila Velha (UVV). Ambas vão discursar sobre os mais recentes Estudos de Poluição Atmosférica da cidade.
 
A previsão do grupo, que realiza reuniões na primeira terça-feira de cada mês, é fazer mais apresentações em maio, com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e em junho, com mais um representante da Ufes. Em julho, o grupo deve se dedicar à formulação do projeto final, a ser apresentado em agosto, possivelmente em um evento público com autoridades e a população do município.
 
Há grande expectativa de movimentos ambientalistas da capital sobre os resultados do GTI. Ainda não se sabe qual será o tratamento que a gestão de Luciano Rezende (PPS) na prefeitura vai dar à pauta do meio ambiente. O secretário da pasta é Cleber Guerra, ex-presidente municipal do PSB e aliado de Serjão, o que poderia facilitar os trâmites das propostas.
 
Uma das principais pautas é a Lei de Controle da Poluição do Ar, de autoria do vereador Namy Chequer (PCdoB). A lei foi aprovada em maio de 2011, mas até agora não foi colocada em prática. Com ela, seria possível para a população da capital acompanhar os índices de emissões de poluentes.

Mais Lidas