quarta-feira, novembro 20, 2024
24.4 C
Vitória
quarta-feira, novembro 20, 2024
quarta-feira, novembro 20, 2024

Leia Também:

Iema faz audiência pública sobre terminal marítimo em Itapemirim

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) convocou, por meio do Diário Oficial dessa quinta-feira (28), uma audiência pública para debater o licenciamento ambiental do Itaoca Terminal Marítimo, a ser instalado no município de Itapemirim, no sul do Estado.

 
A audiência acontece no próximo dia 11, às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes Waldis Alves, no centro da cidade. Os presentes no encontro se debruçarão sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), disponível para consulta na sede do Iema, em Cariacica, no site do instituto e na prefeitura de Itapemirim.
 
O terminal ficará próximo do maior porto pesqueiro artesanal do País, o Terminal Pesqueiro de Itaipava. Durante os debates que nortearam o EIA, os pescadores da região demonstraram insatisfação com as intervenções que serão feitas na região.
 
Na ocasião, a reclamação era sobre as modificações nas correntes marítimas, que obrigariam os barcos a utilizar terminais de desembarque em outros municípios, entre eles Piúma e Guarapari, gerando novos custos e sobrecarga.
 
Entre a população o receio do empreendimento está relacionado ao assoreamento da faixa litorânea em Itaipava, que chegou a levar o município a decretar situação de emergência. A área afetada na ocasião corresponde ao local onde está hoje a obra do píer de Itaipava, que permanece inacabada há cerca de três anos.
 
O empreendimento, entretanto, justifica a sua implantação com base no apoio às atividades de exploração e produção de petróleo e gás, com o fim de eliminar os gargalos operacionais e suprir a deficiência de instalações especializadas na região.

Mais Lidas