domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Luiz Emanuel assume Secretaria de Meio Ambiente em Vitória

O vereador Luiz Emanuel Zouain (PPS) foi nomeado nesta quinta-feira (8) secretário de Meio Ambiente de Vitória. Ele se filiou recentemente ao partido do prefeito Luciano Rezende (PPS), após problemas em sua antiga sigla, o PSDB. A entrada dele na pasta já circulava nos bastidores há alguns dias. Esta é a quarta mudança no comando da Semmam desde 2013.

Luiz Emanuel assume o cargo com uma lista de promessas. Entre elas, “intensificar o combate à emissão do pó preto, monitorar índices de poluição atmosférica, identificar poluidores e aplicar medidas punitivas, com base na Lei 8.803 em vigor na cidade. Esta lei, de autoria do presidente da Câmara de Vitória, Namy Chequer (PCdoB), é de 2011 e regulamenta o Programa Municipal de Controle da Poluição do Ar. Até hoje, porém, não saiu do papel.

O novo secretário também garante que irá “buscar ferramentas para identificar providências quanto aos problemas apontadas nos relatórios das CPIs do Pó Preto da Câmara e da Assembleia Legislativa.

Além disso, que irá “trabalhar para redução do lançamento de esgoto na baía de Vitória, com a ligação à rede de tratamento da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), bem como promover o “monitoramento da qualidade da água do mar e areia das praias”.

Luiz Emanuel se compromete ainda a reativar, imediatamente, o  Conselho de Municipal de Meio Ambiente (Condema).

Em relação à questão hídrica, afirma que vai “trabalhar para implementação de uma cultura de reserva, reaproveitamento e economia de água”, além de “recuperar e preserva as 45 nascentes do município”. A maioria, diz o secretário, está situada no maciço central da ilha de Vitória e pode ser usada para aumentar a disponibilidade de água.

Sobre a bandeira que levantou na Câmara de Vitória, do bem-estar animal, destacou que vai intensificar ações na área e implementar os “Pracães” – espaços púbicos de lazer para cães.

Também está na lista de metas de Luiz Emanuel “promover parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para garantir a inclusão das matérias de educação ambiental e bem-estar animal no currículo das escolas de tempo integral do município”. Outra promessa é revitalizar os parques da cidade.

A gestão do prefeito começou com Cleber Guerra no comando da pasta de Meio Ambiente. Ele saiu do cargo neste ano, sendo substituído pelo vereador Max da Mata (PSD), que deixou a pasta recentemente, após rompimento com Luciano Rezende. Com a saída de Max, assumiu o então subsecretário Paulo Barbosa, interinamente. Ele retorna à sua função, com a entrada de Luiz Emanuel. Em todas as gestões, foi duramente criticada pelos movimentos ambientalistas.

Mais Lidas