domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Mancha escura em Camburi é produzida por algas, diz Semmam

Uma mancha escura que polui a praia de Camburi, em Vitória,  é produzida por algas, segundo afirma a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). A informação foi dada nesta sexta-feira (4) ao presidente da ONG Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi Junior. Ele registrou a  mancha e pediu investigação. 
 
A mancha escura que atinge Camburi foi inicialmente confundida como mais poluição do mar lançado pela Vale, que é recorrente neste processo. Como ocorreu em maio, e foi registrado em flagrante.
 
No caso da última denúncia, referente à mancha preta, o presidente da Juntos SOS ES Ambiental recebeu nesta sexta feira o seguinte comunicado eletrônico: “A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) informa: após análise técnica e laboratorial em parceria com o laboratório de fitoplâncton da Ufes [Universidade Federal do Estado], que a mancha marinha que vem ocorrendo na Orla de Camburi é de origem natural formada por alga (alga dinofícea unicelular da espécie Neoceratiumhircus)”.
 
Segue o comunicado: “Informamos que a referida espécie encontrada não consta na lista de espécies nocivas à saúde (venenosas), entretanto, pela alta concentração recomenda-se CAUTELA (grifo no original), evitando-se o contato direto com a mancha através do banho, prática de esportes e pesca. Semmam/GCA/CMAHS”.  O pedido de investigação foi formalizado no último dia 23.
 
A Vale poluiu o mar acintosa e criminosamente de 1969 a 1984, e continua poluindo. O problema foi denunciado à Justiça Federal pelo Ministério Público Federal (MPF). Em síntese, o MPF denunciou em ação civil pública à Justiça Federal  que a empresa destruiu uma área de 110 mil metros quadrados de vegetação de restinga, de praia e do mar em Camburi.  
 
Do minério que a Vale jogou no local, pelo menos 60 mil metros cúbicos estão depositados no fundo do mar. Formam uma montanha marinha, cobrindo as condições naturais. O minério impede a reprodução de espécies que entram na cadeia alimentar dos peixes e do homem.
 
Camburi sofre tanto com a poluição do mar por minério de ferro da Vale e esgoto como pela poluição do ar. As poluidoras são Vale e ArcelorMittal Tubarão.
 

Mais Lidas