“Já possuímos um dos maiores patrimônios do Brasil que é o Santuário e Museu Nacional de São José de Anchieta, reconhecido e protegido por lei federal. Com este tombamento, iremos possibilitar a ampliação do complexo artístico, histórico, cultural e natural de Anchieta”, afirma o vereador. “Podemos, através de ações conscientes, construir um futuro que inverta a tendência da pressão e do esgotamento dos recursos renováveis da Terra”, concluiu.
De fato, os manguezais são ecossistemas essenciais para a biodiversidade marinha e terrestre. Apesar da pequena diversidade de plantas, são locais privilegiados de alimentação, proteção e reprodução de inúmeras espécies de animais.
Os manguezais também ajudam a preservar as linhas de costa da erosão, sendo fundamentais para a gestão sustentável das zonas costeiras, inclusive nas cidades. Na região metropolitana da Grande Vitória, por exemplo, boa parte das áreas de manguezais foram aterradas para a expansão urbana e muitas das que restam são ocupadas de forma irregular, o que está na raiz de diversos problemas estruturais, como alagamentos e poluição hídrica.