quarta-feira, novembro 20, 2024
24.4 C
Vitória
quarta-feira, novembro 20, 2024
quarta-feira, novembro 20, 2024

Leia Também:

Manifestação alerta para problemas ambientais no Morro do Cruzeiro

Neste domingo (14), a Associação de Moradores do bairro Brisamar, em Vila Velha, realizará uma ação em defesa do Morro do Cruzeiro, localizado no mesmo bairro. O “Abraço da Esperança Morro do Cruzeiro”, além de chamar a atenção das autoridades para os problemas ambientais da área, vai promover o plantio de mudas nativas e um mutirão de limpeza.

 
O morro é uma Área de Proteção Permanente (APP), com remanescentes de mata atlântica e está localizado entre os bairros de Jardim Colorado, Santos Dumont, Jardim Guadalajara, Brisamar e Guadapule. 

 

A área sofre com desmatamento e é usada para despejo de lixo e de destroços de demolições. Princípios de construções já foram encontrados no local, mas a continuidade das obras foi embargada pela prefeitura. A Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha divulgou que 42 toneladas de madeira foram encontradas recentemente no local.
 
As principais reivindicações dos moradores são a realização de um estudo topográfico, para entender que tipo de atividade pode ser desempenhada na APP, e a transformação da área em um parque. “Acreditamos que, se a área for transformada em um parque, o uso será mais adequado, teremos guardas e uma maior vigilância que vai até melhorar a nossa segurança. Hoje, muitos usuários de drogas frequentam a região”, relata Natalia Torres Riva, presidente da associação de moradores.
 
A prefeitura informou que há um estudo em andamento para verificar que tipo de interferências podem ser feitas no morro.

Mais Lidas