domingo, novembro 17, 2024
21.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Mexidas no tabuleiro

Articulações políticas registradas no sul do Estado, mais precisamente em Itapemirim, sinalizam que o prefeito Luciano de Paiva Alves, o Dr. Luciano, candidato à reeleição este ano, estaria de malas prontas para se filiar ao Pros, deixando o PSB do ex-governador Renato Casagrande. O prefeito, no entanto, só deve anunciar sua decisão no final desta semana, próximo do fim do prazo determinado pelo calendário eleitoral. O que chama atenção por lá é que, diante dessa movimentação, o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), já estaria em campo para promover novas costuras. O demista tem reduto na região, é adversário do grupo do prefeito, e pretende eleger a mulher Norma Auyb (DEM) à prefeitura – se é que ela conseguirá reverter sua inelegibilidade na Justiça. Nos bastidores locais, dizem que Theodorico tenta aproximação com o PSB, que deverá ficar sem comando por lá. Isso porque, Dr. Luciano pode levar junto com ele para o Pros o atual presidente do diretório, Jader Salim. O presidente da Assembleia já teria inclusive feito reunião nesse sentido, indicando que o PSB estaria em suas mãos. Caso se confirme o que rola no mercado político da região, a aproximação de Theodorico com o PSB, para além da imprevisibilidade, soará como afronta ao governador Paulo Hartung (PMDB). Thedorico e Hartung, como se sabe, trocam farpas já tem tempo, fora isso, também não é novidade que o peemedebista faz de tudo e mais um pouco para esvaziar os palanques de Casagrande. A formação desse tabuleiro é a expectativa da vez.
Desembarque?
Nessa história do PMDB entregar os cargos do governo federal, tem gente pagando pra ver se a senadora Rose de Freitas vai mesmo abrir mão dos nomes que emplacou na Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), como faz há tempos. Dizem que tem é aliado dela lá ainda. 
Abrigo
Tarciso Vargas, acostumado a abocanhar cargos no governo estadual, desta vez foi nomeado como delegado da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Assumiu tem pouco tempo, na conta do governo Dilma.
Tudo em casa
Hartung se gaba, em seu Facebook, do economista Marcos Lisboa, diretor-presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), ter citado o Estado como exemplo de boa gestão no programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite dessa segunda. Lisboa puxou sardinha para ele e a secretária da Fazenda, Ana Paula Vescovi.Só faltou dizer que essa ligação com Lisboa é de longa data. Uma mão amiga nunca é demais.
Reta final
A propósito, o governador segue na missão de levantar a moral dos seus secretários-promotores que têm que deixar os cargos até esta quinta-feira (31). É foto para um lado, abraço do outro, solenidades…
Putz!
O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), o retrocesso em forma de político, chega a Vitória nesta quinta-feira (31), às 19h30, para ato em favor do impeachment da presidente Dilma, que será realizado na Praia de Camburi. Já na sexta, participa de audiência pública no Clube dos Oficiais. Bolsonaro é anunciado com festa pelo deputado federal Carlos Manato (SD): “o mito está chegando!”. Fim dos tempos, só pode!
Mais um
Por falar no Solidariedade, o ex-vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri filiou-se ao partido e vai disputar a prefeitura este ano. Cavaglieri foi vice- prefeito do município de 2005 a 2012 e militava no PSB há 25 anos. A lista de candidatos por lá só aumenta.
Vai?
Já em São Mateus, o diretório municipal do PMDB anuncia a candidatura a prefeito do empresário Cássio Caldeira. Ele é diretor-regional da Findes e da Associação de Empresas do Norte do Estado, membro da conhecida ONG Espírito Santo Em Ação, e sócio da Qualimec, empresa da área de petróleo e gás. O convite teria partido da executiva estadual. Não há dúvidas de que Hartung conhece bem esse meio!
Mudanças
Outro dia, a informação por lá era de que o vice-governador César Colnago (PSDB) articulava com o empresário Daniel Santana, o Daniel do Açaí, sua entrada no ninho tucano para ser o candidato com apoio do governador. Não vingou? Vale o registro: o favorito, mesmo, continua sendo o deputado federal Jorge Silva (Pros).
140 toques
“Servidores em greve: continuaremos cobrando uma gestão mais eficiente, transparente, com qualidade e agilidade nos serviços!”. (Vereador de Vitória Serjão Magalhães – sem partido – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Querer é quase sempre poder: o que é excessivamente raro é o querer”. Alexandre Herculano  

Mais Lidas