A medida foi publicada no Diário Oficial da União e irá permitir que os municípios tenham acesso às ações de apoio do governo federal para socorro e assistência à população, restabelecimento dos serviços essenciais e recuperação das áreas atingidas pela seca.
O extenso período de estiagem foi o motivo do estado de emergência no município capixaba. Segundo informações do site da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, além de viabilizar o acesso aos kits de ajuda humanitária, recursos materiais e financeiros para o restabelecimento de serviços essenciais, o reconhecimento federal também permite que as prefeituras tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.
No início de dezembro, o Ministério da Integração já havia reconhecido situação de emergência em Ibiraçu e Pedro Canário. no dia 28 do mesmo mês, o governo estadual chegou a suspender o estado de alerta para crise hídrica, mas voltou atrás no dia 11 de janeiro de 2017, por meio da Resolução 049/2017 da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) que, além de restabelecer o estado de alerta, também anunciou a possibilidade de retomar o rodízio de abastecimento de água na Grande Vitória.