sábado, novembro 16, 2024
22.9 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Morador flagra desmatamento aos pés do Morro do Moreno

O corte raso de vegetação aos pés do Morro do Moreno está sendo denunciado por entidades ambientalistas de Vila Velha desde a última sexta-feira (21). Nas fotos se vê a ação de um trator, executando o desmatamento, e de um caminhão retirando o material dias depois. A agressão aconteceu em um terreno localizado na Rua João Joaquim da Mota, na Praia da Costa.

Maria José Oliveira Lima, da Associação de Moradores da Praia da Costa (AMPC), foi uma das pessoas que divulgou a denúncia e as fotos pelas redes sociais, denunciando a agressão, como forma de pressionar os órgãos ambientais.

No relato original, o morador – que pediu sigilo, com medo de represálias – afirma se tratar de uma Área de Preservação Permanente (APP) e conta que a Polícia Ambiental foi acionada por telefone e adiantou tratar-se “provavelmente de ilícito”, “mas ninguém apareceu par realizar o flagrante”.

Irene Léia Bossois, do Fórum Popular em Defesa de Vila Velha, lembra que esse é a segunda agressão ambiental recente contra o Morro do Moreno, sendo que a primeira foi denunciada por outras organizações ambientalistas do município.

Maria José afirma que as agressões contra o Morro do Moreno têm o mesmo perfil dos crimes ambientais registrados na região do Vale Encantado. “É sempre aos feriados e fins de semana, quando a fiscalização é menor”, conta. 

Mais Lidas