segunda-feira, novembro 18, 2024
25.5 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Moradores não foram consultados sobre retirada de árvores na Leitão da Silva

Pelo menos oito árvores já foram derrubadas na Avenida Leitão da Silva, em Vitória, na altura da divisa entre os bairros Praia do Suá e Bento Ferreira. A prefeitura afirmou aos moradores e comerciantes da área que as árvores, entre elas castanheiras antigas, foram retiradas para a construção do corredor exclusivo de ônibus, o BRT, e que serão, ao todo, 300 exemplares.  Apesar disso, os moradores garantiram não terem sido previamente consultados. Eles só tiveram conhecimento da obra no dia em que as equipes da Prefeitura chegaram ao local para a retirada das árvores.
 
Apesar de alguns moradores afirmarem que as árvores foram plantadas há cerca de 30 anos, sem planejamento, justificando a retirada, a maioria se manifesta contra a retirada das árvores da região, alegando que muitos dos exemplares não representavam problemas à infraestrutura local, como destruição de calçadas ou problemas com a fiação elétrica, e ainda proporcionavam sombras, amenizando a sensação térmica no local.

Embora a Prefeitura tenha anunciada como compensação o plantio de outras 800 árvores nos bairros vizinhos, a retirada das árvores gerou revolta entre a maioria dos moradores do entorno, como retrataram comerciantes do local.

Praticantes de atividades físicas a céu aberto, que aproveitavam a sombra das árvores para caminhadas, afirmam que se sentem desestimulados a continuar a prática sem a proteção que as árvores proporcionavam com relação aos raios do sol.

Os vendedores de frutas que atuam próximo ao cruzamento com as avenidas relataram que, sem a sombra das árvores, a venda, que acontece ao ar livre, se torna mais penosa. Para manter as frutas frescas, eles precisam contar com a sombra de outra árvore, longe do semáforo onde atuam, que também deverá ser cortada para as obras do BRT. Como vendedores de produtos in natura, também consideraram que o maior dos prejuízos é a destruição da natureza, já tão escassa em meio urbano.

 
Não é a primeira vez que a retirada de árvores em Vitória causa polêmica entre os moradores. No ano passado, oito árvores foram retiradas pela Prefeitura de Vitória da calçada em frente ao Clube dos Oficiais, na Praia de Camburi, e gerou indignação dos moradores, que reivindicavam que deveriam ter sido consultados sobre o corte. A retirada de árvores de espécies exóticas já foi motivo de polêmica também em outras praias do litoral capixaba. Em 2011, a prefeitura de Vila Velha retirou as castanheiras de toda a orla do município e as substituiu por coqueiros. Neste mês, a Prefeitura de Itapemirim (litoral sul do Estado) arrancou todos os exemplares de coqueiros e castanheiras presentes em Itaoca e Itaipava, sem que a população fosse esclarecida sobre o assunto.

Mais Lidas