O titular da licença para destruir a mata atlântica na região da Lagoa Encantada, em Vila Velha, tem nome. Trata-se de Fabiano Fonseca Furtado Mendonça. A ação da comunidade obrigou o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) a cancelar a licença para o desmate.
A comunidade também obrigou a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) a reconhecer a área como uma Zona de Proteção Ambiental (Zeia). Uma Zeia só pode ser alterada com mudança no Plano Diretor Municipal (PDM).
Fabiano Fonseca Furtado Mendonça é famoso pelo menos desde 2008. Naquele ano foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) como membro da organização criminosa desbaratada pela Operação Titanic – que levou à Operação Naufrágio – junto com outros 20 participantes da quadrilha.
Na ocasião, Fabiano Fonseca Furtado Mendonça foi denunciado como responsável pelo fornecimento de notas fiscais falsas para a quadrilha.
Agora ele atacou de predador. Mas a comunidade reagiu, impedindo o prosseguimento da ação criminosa licenciada pelo Idaf. A ação contra a agressão foi realizada pelo Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social do Grande Vale Encantado (Desea).
O grupo conseguiu identificar Fabiano Fonseca Furtado Mendonça, licenciado pelo Idaf no processo no 5501/2015, autorização 3503/2015.
Só não se sabe ainda se ele destruía a mata para fazer loteamento na região.
Após exigir e conseguir que o Idaf cancelasse a licença e que a PMVV reconhecesse que se tratava de uma Zeia, os moradores vão denunciar o crime ao Ministério Público Estadual (MPES).
Parque
Segundo relato de Izanildo Sabino, do Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social do Grande Vale Encantado, desde 2013 a comunidade exige a criação de uma unidade de conservação para proteger a Lagoa Encantada e os alagados de Vila Velha. Os moradores ainda estão sem resposta, mas requereram à prefeitura que transforme a área em um parque municipal.
Anunciou que os moradores farão um Movimento Cultural em Defesa da Criação do Parque Municipal Lagoa Encantada. Será no dia 12 de setembro, a partir das 16 Horas, na praça do bairro. E, logo a seguir, no dia 20, será realizada um ato, “Caminhando e Plantando”, para o qual os participantes se concentrarão na praça do bairro às 8 horas, e seguirão até a área desmatada, fazendo o plantio de mudas nativas.