Na semana em que a alimentação está em debate, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Vitória, por intermédio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), promove o Seminário “Alimentar o mundo, cuidar do planeta”. A programação começa nesta terça-feira (13), a partir das 13h, no auditório da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira.
O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) do Espírito Santo, principal organização que luta pelos direitos à produção de alimentos e à alimentação saudável, estará presente no debate do Comsea para expor a atual situação de desestímulo à agricultura familiar e camponesa, em oposição ao agronegócio, que abocanha a maior parte dos incentivos para a produção. A participação do MPA é parte das comemorações do Dia Internacional da Soberania Alimentar, que acontece na próxima quinta-feira (16).
Soberania alimentar é uma das principais lutas do MPA e significa a produção e comercialização de comida diversificada, sem uso de venenos, que respeite o meio ambiente e a cultura local. A soberania alimentar também é apontada como a solução para o combate à fome, que aflige 50 milhões de brasileiros todos os dias.
De acordo com Leomar Lyrio, da coordenação estadual do MPA, serão expostos todos os problemas do atual modelo agrícola adotado no Brasil, que faz amplo uso de agrotóxicos, dos monocultivos intensivos e de maquinários agrícolas, meios que contribuem para o empobrecimento do solo, para o aumento do desemprego nas lavouras, e vão contra a lógica de preservação ambiental.
Como solução para que seja alcançada a soberania alimentar, conceito que estabelece que a população deve ter acesso à alimentação saudável, livre de venenos e que preserve o solo, os mananciais e as florestas, será apresentada a agricultura familiar e camponesa, a partir do conceito de agroecologia. A agroecologia é um método de cultivo que respeita o meio ambiente, tanto preservando formações florestais como produzindo alimentos sem o uso de venenos ou defensivos agrícolas, e com o devido cuidado com a terra em que é cultivado.
Após a apresentação do MPA, será aberta a mostra “A geografia dos alimentos no Espírito Santo”, produzida pelo geólogo Pedro Henrique Gomide Lucci. Lucci considera que pensar a questão da alimentação é importante, tendo em vista o papel dela e da prática do comer na formação social e cultural de um povo, bem como na produção do espaço e das relações sociais. O evento é promovido em consonância com a declaração da Organização das Nações Unidas (ONU/0 que torna 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF).
Programação
Seminário “Alimentar o mundo, cuidar do planeta”
Terça-feira (14), das 13 às 17 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória
13h – Credenciamento
13h30 – Abertura
14h – Exposição do Movimento dos Pequenos Agricultores do ES – MPA
14h40 – Exposição “A Geografia dos Alimentos no ES” (Pedro Henrique Gomide Lucci)
15h20 – Debate
16h30 – Considerações
17h – Encerramento