No dia 12 de abril próximo, nadadores e remadores mostrarão sua indignação com a poluição da baia de Vitória e da Praia de Camburi.
Os manifestantes nadarão e remarão por sete quilômetros, com concentração a partir das 6 horas, ao lado do Clube Libanês. A largada é na Curva da Sereia, na Praia da Costa, Vila Velha, e a chegada é na Ilha do Socó, em Praia de Camburi, Vitória.
A II Travessia da Vitória pela Despoluição protesta também contra a poluição de outras baias do Estado. A atividade está sendo organizada pela Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC).
A organização lembra que a sociedade civil faz mais uma travessia pela despoluição e recuperação ambiental de nossas baias. “Não agüentamos mais: silte [fragmentação fina de minério], poluentes químicos industriais [pó preto], falta de saneamento básico e dragagens irresponsáveis, ameaçando nossas praias e vidas”, desabafa a AAPC em nota.
Os participantes exigem a despoluição de todo o mar que banha a região da Grande Vitória. Por esta razão, o percurso parte do município vizinho, Vila Velha.
A Praia de Camburi, sofre com o derramamento de esgoto vindo da lagoa Pau Brasil, na Serra, e do Rio Santa Maria da Vitória, que deságua ao final da praia, no Canal da Passagem, debaixo da Ponte de Camburi.
Os participantes também exigirão solução para o passivo ambiental formado por pelotas e pó de minério de ferro da Vale e outros metais pesados, lançados ao mar em Camburi desde a década de 1970.
No Facebook, a entidade alerta que o último dia para inscrições se encerra nesta segunda-feira (23), em frente ao Itaú, no deck do calçadão da praia de Camburi.