Nadadores e remadores voltam a se unir em defesa das ilhas de Vila Velha neste domingo (18), quando será realizada a II Expedição nas Ilhas Itatiaia ou Boqueirão. Além do incentivo ao esporte e à educação ambiental, o evento promoverá a limpeza no local, que é um santuário para aves nativas.
Os participantes (natação, caiaque e SUP) se concentrarão às 7h30 na Colônia de Pescadores da Praia de Itapuã, para saída às 8 horas da praia com direção ao arquipélago. O percurso (ida e volta) é de 1.800 metros.
O arquipélago da região é formado por sete ilhas, com forte potencial turístico, pela paisagem e proximidade do continente.
As ilhas Itatiaia são situadas a 800 metros da praia de Itapuã e formam sítios para reprodução de aves marinhas, em especial das andorinhas-do-mar (do bico vermelho e do bico amarelo).
Uma outra espécie, a pardelinha, também se reproduz na ilha do Boqueirão, no arquipélago das ilhas Itatiaia. São cinco casais. A reprodução da espécie é nos meses de julho a dezembro e as aves fazem ninhos em fendas de rochas.
O desembarque nas ilhas é proibido durante a temporada de reprodução, de maio a setembro. Há necessidade de assegurar a manutenção da vegetação e limpeza das ilhas durante todo o ano.
A primeira expedição para a Ilha Itatiaia foi realizada em janeiro deste ano. Nesta edição, será cobrada taxa de R$ 5 por pessoa, para custos com alimentação. O evento é realizado pela Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC), Amigos do Mar e Nadadores do Mar.
Mais informações na página do evento no Facebook.