Tudo começou em 2010 em meio virtual, no extinto Orkut, e foi crescendo depois de migrar para o Facebook. A educação ambiental sempre foi o foco, realizada prioritariamente por meio das trilhas ecológicas ao Mestre Álvaro e às Três Marias, e dos vídeos e registros fotográficos compartilhados nas redes sociais.
Um sucesso, quer rendeu homenagem oficial. “O poder público municipal nos reconheceu por duas vezes como ‘amigo do verde’”, conta Bismark Jardineiro, presidente da ONG. “Sempre acreditamos que o ser humano pode ser transformado e assim preparar realmente um mundo melhor para as próximas gerações”, afirma.
O turismo é outra vertente importante do trabalho e a formação de vinte condutores em ambiente natural foi um marco na trajetória. Outros 34 agentes ambientais comunitários também foram formadas por meio da militância dos Amigos.
A essa altura, em 2016, e principalmente depois do episódio dos alagados do Mestre, Bismark conta que a pretensa ONG tinha conseguido agregar uma quantidade considerável de pessoas qualificadas e com muita disposição para fazer a diferença.
Passeios ecológicos
“Vimos que a formalização era só uma questão de tempo”, conta. “Tínhamos pessoas qualificadas, apoio do poder público, incentivo de pessoas que admiram o nosso trabalho … marcamos nossa primeira reunião no monte do Mestre Álvaro e a galera comprou a ideia”, relembra.
A partir daí, as reuniões passaram a ser semanais, com o propósito da formalização e os passeios ecológicos passaram a ter toda a renda – inscrições com valor simbólico de R$ 10,00 a R$ 15,00 – revertida para esse fim.
Depois de vários meses fazendo o caixa necessário, finalmente, o registro oficial e o nascimento da Associação Ambientalista Amigos do Mestre Álvaro. “A ONG veio pra marcar história e deixar um legado bacana”, anuncia Bismark.
Além de Bismark, compõem a entidade os seguintes ambientalistas: Nilson Aliprandi, Aloil Anchesqui, Tio Lu, Junior Nass, Jean Robert, Ivan Demetrius, Márcio Azevedo, Heber de Paula, Tales Souza, Rafael Apelfeler e Filipe Ramos.
O próximo passeio ecológico, o primeiro depois da formalização, será sábado (11), com o Pôr do Sol nas Três Marias. A saída é às 14h30 e o retorno as 21h30. Capacidade da trilha é de 40 pessoas e a caminhada tem 10 km.
Confira mais informações na fanpage da Associação.