Sábado, 27 Abril 2024

Peixes aparecem mortos na Lagoa Juara, na Serra

lagoa_juara_reproducao2 Reprodução
Reprodução

Pescadores que atuam na Lagoa Juara, que fica em Jacaraípe, na Serra, na Grande Vitória, se depararam com uma grande mortandade de peixes nessa segunda-feira (29). Segundo eles, é a segunda vez em menos de trinta dias que isso acontece, num período em que ocorre a desova dos peixes.

Entre as espécies de peixes mortos estão tilápia, robalo e tainha. A mortandade foi vista na cabeceira da lagoa, próximo à ponte de Jacaraípe e também na praia de Jacaraípe. 

Ainda não há dados concretos para apontar o motivo da mortandade, segundo o presidente da Associação de Pescadores de Jacaraípe (Aspej) e da Federação das Associações de Pescadores Profissionais, Artesanais e Aquicultores do Estado do Espírito Santo (Fappaaes), Manuel Bueno dos Santos, mais conhecido como Nego da Pesca.

Segundo ele, uma semelhança com o momento anterior de mortandade de peixes é que ele foi precedido de fortes chuvas na região, o que poderia contribuir para o escoamento de rejeitos de outras partes e, consequentemente, contaminar a lagoa.

Nego concorda com outros pescadores da região que destacam o mau cheiro da água durante alguns períodos, o que é indicativo de que a poluição é uma causa da mortandade. Há também a salinização da lagoa, que se acentuou a partir de 2014, com a abertura do canal e a dragagem do rio Jacaraípe

Nego da Pesca afirma que acionou a Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) para atuar na questão, e reivindica que seja feita uma análise mais aprofundada. "Quando é para impedir de pescar nos momentos do defeso, eles fiscalizam, e estão certos. Mas agora é preciso tomar providências para resolver essa situação. Se continuar assim, não vai ter mais peixe nas nossas lagoas e rios", protesta.

A Lagoa Juara é a maior do município da Serra, e tem como principal afluente o Ribeirão Juara. Junto com a Lagoa Jacuném, faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Jacaraípe e deságua no mar da praia de Jacaraípe. Segundo Nego da Pesca, cerca de 300 famílias vivem da atividade pesqueira na lagoa, sendo que a grande maioria não tem condições de se deslocar para pescar em outros lugares.

Questionada por Século Diário, a Secretaria de Meio Ambiente da Serra informou, em nota, que "está ciente do ocorrido e que fará uma análise na água da Lagoa Juara para identificar o que causou a morte dos peixes". 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/